Ensino

Integrado UPF: a revolução do novo ensino médio

25/11/2022

09:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Referência em toda a região, escola passou por processos que permitem uma formação que vai além dos conteúdos de sala de aula

Em 2022 o Integrado UPF completa 33 anos de atividades. Ao longo dessas mais de três décadas, se consolidou como uma escola de referência em toda a região, caracterizado como um espaço dinâmico, moderno, humano e disponível. Em um ano de muitas mudanças, em função do novo ensino médio, o Integrado é uma das poucas escolas que colocou em prática, de forma efetiva, as novas determinações da legislação. Transformações necessárias para que cada estudante tenha a oportunidade de aprender, conhecer e compreender o mundo.
 
A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Modelo na execução dessa nova estrutura, o Integrado UPF é uma das poucas escolas que se adequou de forma efetiva à legislação. De acordo o diretor, Jonir Dalbosco, a coordenação e direção seguem atentos aos processos, adaptando, alterando e melhorando as metodologias implementadas. “O novo ensino médio vem para fazer uma revolução no ensino, desde que as instituições tenham condições humanas e estruturais para que isso ocorra. O novo modelo fez com que a gestão, estudantes, professores e familiares, compreendessem a necessidade de fazer com que nossos estudantes saiam da categoria de coadjuvantes para serem protagonistas do seu processo de saber”, pontua.

O novo sistema integra duas possibilidades: a formação geral básica – que segue sendo trabalhada, com os componentes curriculares interligando as 4 áreas do conhecimento, - e, a partir da nova legislação, contemplando ainda o olhar mais específico para o desenvolvimento na língua portuguesa, matemática e língua estrangeira.

Neste contexto, os itinerários formativos surgem como um dos grandes diferenciais do Integrado UPF. “Eles oportunizam as escolhas, a flexibilização: o estudante vai escolher aquilo que dialoga com o que ele pretende para a sua vida profissional, com sua vida acadêmica. O Integrado pensou em oportunizar o que temos como essência: uma escola inserida dentro de uma Universidade. Que os nossos estudantes troquem, compartilhem, interajam com a graduação, pós-graduação, extensão, com o objetivo de formar sujeitos completos e competentes”, destaca o diretor.

Ensino Médio e Fundamental focados no cuidado de cada estudante

O Integrado tem em sua essência o humanismo e com ele o trabalho e o cuidado individualizado para com cada um dos nossos estudantes. De acordo com a coordenadora Pedagógica, professora Ariane Mileidi Pazinato, a ampla atuação da orientação educacional auxilia tanto o estudante quanto o professor no processo de ensino e aprendizagem.

Ela ressalta que, com a nova estruturação do ensino médio, o Integrado buscou elaborar o seu próprio material e, para isso, estruturou uma comissão de professores da escola, que auxiliaram na elaboração de toda a proposta. Desta forma, o Integrado hoje conta com:
 
- Formação Geral Básica (FGB), parte comum entre todos os estudantes, onde terão aulas dos componentes curriculares, totalizando 18 períodos semanais.
 
- Itinerários Formativos, com duas opções para as atividades. A primeira são as trilhas: Trilhas Formativas + Práticas Experimentais + Projeto de Vida (18 períodos semanais), Trilhas Formativas composta por 16 trilhas distribuídas ao longo do 1º e 2º ano, Práticas Experimentais – vivências práticas nos laboratórios de física, química e biologia, além de Projeto de Vida – um período semanal para o estudante se conhecer e construir sua trajetória na escolha da profissão. A segunda opção vem com os cursos técnicos, oportunizando contato com os cursos de Enfermagem, Mecânica, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, onde o estudante pode escolher e cursar o mesmo ao longo do 1º e 2º ano do Ensino Médio.
 
O presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), mantenedora do Integrado, professor Luiz Fernando Pereira Neto, ressalta que o Centro se consolidou como uma das principais escolas em termos de qualidade formativa no ensino médio em Passo Fundo e região.

Três décadas de dedicação à formação 

Agora, conforme destaca, passou também a ter as séries finais do ensino fundamental, oportunizando mais um ciclo formativo para os alunos que procuram nossa instituição. “Em 2023, vamos completar com as séries finais e essa caminhada é significativa uma vez que esse reconhecimento se dá pela qualidade pedagógica, dos professores e sobretudo pelo diferencial que o Integrado oferece com as linhas formativas. Tudo isso aliado à estrutura que somente uma Universidade pode oferecer”, observa.

Para o diretor do Integrado, Jonir Dalbosco, o reconhecimento vem de um trabalho construído ao longo dos anos, se solidificando a cada novo dia. “Penso que a comunidade vê isso, entre tantas coisas, principalmente pelo sentimento de pertencimento da comunidade escolar. Sentir-se pertencente, seja estudante, professores, famílias, egressos, é um sentimento que agrega o processo de felicidade. E onde há felicidade, há avanço, há processo de ensino e aprendizagem”, completa.

Inscrições abertas

Até 30 de novembro, os interessados podem realizar a inscrição pela página do Integrado UPF. As matrículas ocorrem nos dias 6, 7 ou 9 de dezembro e os documentos necessários estão disponíveis no site integrado.upf.br. Para informações, entre em contato pelo telefone (54) 3316-8180.