Ensino

Inscrições abertas para a especialização em Comunicação e Resolução de Conflitos

19/02/2019

11:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O curso tem sua primeira edição com foco na Mediação, Negociação e Arbitragem

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para diversas oportunidades de qualificação profissional. Entre elas, a 1ª edição do curso de especialização em Comunicação e Resolução de Conflitos: Mediação, Negociação e Arbitragem. O processo seletivo ocorre até 17 de março de 2019. A divulgação dos selecionados será no dia 19, e as aulas iniciam no dia 12 de abril. As inscrições podem ser feitas no site www.upf.br/ensino.

O curso tem o objetivo de formar profissionais capazes de compreender a natureza dos conflitos e de utilizar técnicas para atuarem na resolução dos conflitos das mais diversas ordens e organizações. Partindo de questões atuais, como a invasão da violência nas vidas humanas, das mais diversas maneiras, se percebe uma grande judicialização de conflitos, que, não raramente, poderiam ser resolvidos a partir de uma comunicação efetiva. Atualmente, o mercado exige que as relações se deem baseadas na velocidade, na qualidade e na eficácia, e os conflitos, inerentes às relações humanas, devem, portanto, ser resolvidos também com base nessas exigências. A partir dessas premissas e seguindo a tendência mundial, a utilização de métodos alternativos para a resolução de conflitos tem se tornado cada vez mais difundida no país. 

Com esse foco, o curso pretende desmistificar a necessidade de judicialização para atender à tutela dos direitos, proporcionando a aquisição de uma expertise específica por meio da mediação com a metodologia da comunicação não violenta, a qual trabalha com tecnologias de reconhecimento das emoções e gerenciamento do self em direção à promoção da resolução consensual de conflitos variados e a responsabilização individual. Além disso, objetiva habilitar o profissional de diversas áreas – Direito, Comunicação Social, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Administração, entre outras – para atuar extra e judicialmente como elemento participativo das técnicas e nas ferramentas de soluções alternativas de conflitos, alcançando, assim, o exercício da autonomia do ser e a transformação social do meio e aportar formação atualizada para o profissional compreender o novo cenário da solução de conflitos.

Informações importantes
As aulas iniciam em 12 de abril e ocorrem quinzenalmente, nas sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde (o cronograma está sujeito a alterações, dependendo da agenda dos professores). O curso tem duração de 18 meses. Informações e esclarecimentos pelo telefone (54) 3316-8175 ou pelo e-mail direito.pos@upf.br.