Ensino

Grupos de Estudo: o aprendizado em rede

07/06/2021

17:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Curso de Medicina Veterinária possui pelo menos sete grupos de estudos ativos em diferentes áreas proporcionando conhecimento aprofundado aos acadêmicos

Você já participou de um grupo de estudo? Um grupo de estudo é uma oportunidade de ter contato com assuntos mais aprofundados, tirando dúvidas, conhecendo e interagindo com mais pessoas. 

A acadêmica do 6º semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), Elisa de Oliveira Soares, participa do Grupo de estudos em Patologia e Toxicologia Veterinária (GepatoxVet), coordenado pela professora Dra. Adriana Costa da Motta, e conta que sempre teve interesse de se profundar na temática. “Sempre tive interesse na área, sou extensionista e Pivic da professora Adriana. Em uma das nossas conversas ela disse que sempre quis criar o grupo, entrei na ideia e hoje sou a pessoa por trás dos posts do grupo na internet. Nosso grupo vem crescendo, os alunos têm buscado participar cada vez mais. Acho que conhecer e entender as patologias que afetam os animais assim como as intoxicações, são de interesse de todos aqueles que vão ser médicos veterinários um dia”, relata Elisa.

De acordo com o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), professor Dr. Eraldo Zanella, os grupos de estudo, independente da área, promovem o debate sobre assuntos atuais. “Os acadêmicos participam de forma voluntária nestes grupos de estudos visando um maior conhecimento nas diversas áreas de atuação dos médicos veterinários. Um dos objetivos dos grupos é aumentar a interação entre os alunos de diferentes níveis do curso de Medicina Veterinária e também de outras instituições”, disse.

Curso de Medicina Veterinária possui 7 grupos de estudos em diferentes áreas

 

Formando redes de conhecimento
Ainda, conforme o professor, muitos alunos utilizam os grupos de estudo para formar redes e assim conseguem conhecer o futuro local de estágio e orientador. “Isso ocorre com certa frequência, visto que profissionais apresentam os seus laboratórios, e ou local de trabalho, e desta forma os acadêmicos mantêm o contato e trilham a sua própria vida profissional. Além disso, nesses grupos os alunos podem propor temas para discussão. Essa experiência é fantástica para os estudantes praticarem e explorarem os seus conhecimentos, além de melhorar a questão da capacidade de apresentação e discussão. O conhecimento fora da "sala de aula" tem um sabor especial, visto que não limita os alunos aos assuntos da sala de aula tradicional”, comenta Eraldo. 

A professora Dra. Adriana Costa da Motta coordena o GepatoxVet, grupo criado em 2020, que estuda diversas doenças transmissíveis (infectocontagiosas, parasitárias), incluindo zoonoses, e não transmissíveis (metabólicas, neoplásicas e tóxicas), que acometem os diversos sistemas dos animais de produção, de companhia e silvestres, com ênfase em diagnóstico anatomopatológico e em intoxicações, como por praguicidas (agrotóxicos, agroquímicos) e por plantas. “Destaca-se a importância de oferecer aos estudantes da UPF oportunidade de complementar as aulas aprofundando diversos temas nas áreas de patologia e toxicologia veterinária. Além de promover a discussão de casos desafiadores no contexto clínico-patológico, e oportunizar palestras com profissionais renomados e a troca de experiências, agregando conhecimento à sua formação acadêmica”, comenta a professora”.

Conforme Adriana o grupo GepatoxVet realiza reuniões semanais, por videoconferência no Google Meet, para apresentação de palestras e seminários, incluindo relatos de casos diagnosticados no Laboratório de Patologia Animal da FAMV-UPF. 

Outro exemplo de atuação se dá por meio do Grupo de estudos em Genética e Reprodução Animal (GERA), criado em 2018 e coordenado pelo professor Dr. Ricardo Zanella. “Buscamos com este grupo trazer assuntos de fronteira do conhecimento para nossos acadêmicos. Assim fortalecendo o ensino pesquisa e extensão em nossa instituição”, disse o professor. 

Confira alguns grupos de estudos do curso de Medicina Veterinária da UPF: 
GEAS
- Grupo de estudos em animais silvestres (Profa. Dra. Michelli de Ataíde)
GEAVI - Grupo de estudos em avicultura (Prof. Dr. Fernando Pilotto, Profa. Dra. Laura Beatriz Rodrigues)
GEPA – Grupo de estudos em clínica médica, cirúrgica e anestesiologia de pequenos animais (Prof. Dr. Carlos Eduardo Bortolini, Prof. Dr. Renan Idalencio e Prof. Me Renato Libardoni)
GEPATOXVET - Grupo de estudos em patologia e toxicologia veterinária (Profa. Dra. Adriana Costa da Motta) 
GEPOA – Grupo de estudos em tecnologia, higiene e inspeção de produtos de origem animal (Profa.  Dra. Ludmila N. Salazar, Profa. Dra. Luciana Ruschel dos Santos) 
GERA - Grupo de estudos em genética e reprodução animal (Prof. Dr. Ricardo Zanella)
GESP -  Grupo de estudos em Saúde Pública (Profa. Dra. Giseli Ritterbusch)
LEITEGADA - Grupo de estudos em suinocultura (Profa. Dra. Giseli Ritterbusch) 
RUMINAR - Grupo de estudos em ruminantes (Prof. Dr. Carlos Bondan, Profa.  Dra. Maria Isabel Botelho Vieira, Prof. Me João Ignacio do Canto, Profa. Me Taline Picetti)