Extensão

Formação e contato com a comunidade

16/09/2019

14:32

Por: Caroline Simor

Fotos: Caroline Simor

Serviço de Assistência Jurídica da UPF se consolida como um espaço de interação entre a Instituição e a comunidade

Moldado como um escritório de advocacia, o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) da Universidade de Passo Fundo (UPF) funciona como um laboratório de prática real do Direito para os alunos, sob a orientação direta e permanente de professores. Consolidado como um espaço de formação, ele também atua na aproximação da Universidade e dos acadêmicos com a comunidade.

O trabalho desenvolvido no Sajur, por meio de atividades de caráter essencialmente prático, permite que os alunos estagiários atuem em casos reais, na busca da solução dos conflitos, aplicando e aliando os conhecimentos teóricos à prática judicial e extrajudicial. De acordo com o coordenador do projeto, professor Me. Roberto Carlos Gradin, dessa forma, os alunos realizam os atendimentos, dão o encaminhamento adequado, voltado, primeiramente, à conciliação, seguido pela tentativa de mediação e, se necessário, ao ajuizamento das respectivas ações. “Aqui eles vão atuar desde a recepção do cliente, o atendimento do caso, entender o tema, encaminhar para a área específica, produzir as peças, a inicial. Tudo isso com processos novos e em andamento, recursos, ou seja, como se ele estivesse trabalhando em um escritório, mas com todo o suporte pedagógico”, destacou.

Além do contato com o Direito real, os acadêmicos têm a possibilidade de aprender e saber como administrar um escritório, seja por meio do atendimento ao cliente, da participação nas audiências, na elaboração de peças, na resolução de conflitos, ou na compreensão do contexto social dos clientes, na relação juízes, advogados e clientes. Para Gradin, no Sajur, além de reforçar os conteúdos recebidos em sala de aula, eles conhecem as mais diversas realidades e se sentem realizados ao resgatar direitos de clientes que muitas vezes não têm voz.

O Serviço é um dos grandes diferenciais da Faculdade de Direito da UPF. Segundo a professora Me. Gisele Maria Dal Zot Flôres, por ser obrigatório para os acadêmicos matriculados na disciplina de Prática Jurídica Real, níveis I, II e III, a atuação permite que eles vivenciem experiências reais. Ao acompanhar os estudantes, ela ressalta que o aprendizado é diferenciado, uma vez que, em um escritório de advocacia, eles não teriam as orientações e o cuidado que recebem. “Muitas vezes esse acadêmico vai fazer o estágio em algum escritório e não tem, necessariamente, o acompanhamento correto para que ele possa aprender, compreender e aplicar da melhor forma possível o conhecimento adquirido”, frisou, ressaltando que o Sajur presta atendimentos para entidades, associações e projetos assistenciais.

Outro diferencial, de acordo com a professora, é o fato de que que os acadêmicos têm a oportunidade de escolher em que área irão atuar, optando entre as áreas previdenciária, cível, penal ou trabalhista. Essa flexibilidade, segundo ela, acaba auxiliando o acadêmico na escolha da sua área de atuação profissional.

Conteúdo na prática
Para a acadêmica Maitê Bordignon, mais do que uma oportunidade de aprendizado, o estágio no Sajur é um caminho. 

Finalizando a graduação, ela destaca que, embora o curso de Direito seja bastante teórico, os espaços de estágio oferecidos pela Instituição permitem que os estudantes ampliem horizontes. “Sabemos que o Direito é um curso bastante teórico e que nem todos têm a oportunidade de fazer estágios em escritórios em órgãos públicos e escritórios. Então, o Sajur é a única forma de praticar para quem não tem tempo. Aqui, temos o contato direto com o Direito, não apenas com os processos burocráticos, mas conversando com as pessoas. Só tendo essa experiência com o público é que a gente consegue colocar na prática o que aprende”, relatou.

Sajur em números
Em 2018, o Sajur prestou de 2 mil consultas e orientações e atuou em quase 120 audiências. Ao todo, professores e acadêmicos produziram mais de 430 peças processuais, resolvendo conflitos, encaminhando soluções e promovendo ações para melhorar a vida da população.

Atendimento multicampi
O Sajur está presente no Campus III da UPF, em Passo Fundo, atendendo pela manhã nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 11h, e nas terças e sextas, das 8h30min às 11h30min, e, à tarde, de segunda à sexta-feira, das 13h30min às 17h. À noite, o atendimento ocorre nas quintas-feiras, das 19h às 22h, no Campus I, 2º andar da Faculdade de Direito.

As equipes também estão presentes na estrutura multicampi. Confira o funcionamento:

Casca
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min
UPF Casca - Rua XV de Novembro, nº 402, centro
Telefone: (54) 3347-2860
E-mail: sajurcasca@upf.br

Carazinho
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h30min
UPF Carazinho - Rua Diamantino Tombini, nº 300, bairro Oriental
Telefone: (54) 3330-3560

Lagoa Vermelha
Atendimento: de segunda a quarta-feira, das 13h30min às 17h
UPF Lagoa Vermelha - Rua Protásio Alves, nº 50 -  bairro Alto Pedregal
Telefone: (54) 3358-6970

Sarandi
Atendimento: segundas, quartas e sextas-feiras, 13h30min às 17h30min e quintas-feiras das 8h às 12h.
UPF Sarandi - Av. Expedicionário, nº 64 - A, bairro Universitário
Telefone: (54) 3361-5260

Soledade
Atendimento: terças e quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min
UPF Soledade - Av. Marechal Floriano Peixoto 3033, bairro Botucaraí
Telefone: (54) 3381-9210