Esportes

Curso de Fisioterapia da UPF presta assessoria ao Campeonato Gaúcho de Futsal Feminino

28/10/2021

13:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Parceria inédita da Universidade com Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) contempla assessoria em fisioterapia esportiva

Todas as modalidades esportivas, além do esforço físico e mental dos atletas, necessitam do acompanhamento de profissionais da área da saúde, os quais contribuem para que equipes e esportistas atinjam os seus melhores rendimentos. Nesse contexto, o curso de Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF) tem atuado intensamente. Um exemplo é a recente parceria firmada com a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), que se caracteriza por prestar assessoria para o Campeonato Gaúcho de Futsal Feminino.

O trabalho conjunto iniciou nesse semestre e destaca o curso de Fisioterapia como pioneiro na ação junto a FGFS. De acordo com o coordenador da iniciativa, professor Me. Fabiano Chiesa, a parceria consiste em uma assessoria em fisioterapia esportiva nos âmbitos da quadra, dando o primeiro atendimento às atletas e também na reabilitação entre os jogos com o propósito de minimizar os impactos da prática esportiva e promover o retorno precoce das jogadoras. 

As atividades são desenvolvidas por acadêmicos, dentro da disciplina de Fisioterapia Esportiva, sob a supervisão de Chiesa e do professor Me. Alexandre Marek. “É realizado atendimento e monitoramento na quadra, com o primeiro atendimento, auxiliando no retorno o mais rápido possível e avaliando as condições das atletas. Ainda, é montado um QG para atendimentos mais especializados, com equipamentos de fisioterapia para esse tipo de reabilitação”, comenta Fabiano.

A participação dos estudantes visa mostrar a eles a realidade e a vivência do ambiente esportivo. Quem tem a possibilidade de viver esta experiência é o acadêmico do VIII nível da Fisioterapia da UPF, Guilherme Zanella, que considera a parceria entre a Instituição e a FGFS fantástica. “Isso tem somado muito na minha vivência prática da fisioterapia esportiva, começando, desde cedo, a vivenciar o que é realmente estar em quadra atuando nos jogos, prestando serviço para as atletas, tanto no atendimento imediato durante os jogos, quanto nos intervalos dos mesmos, contribuindo sempre para o melhor rendimento da atleta”, relata. 

Reconhecimento
Diretor de Fisioterapia da FGFS, Fabiano J. D. Bartmann menciona que as ações desenvolvidas estão sendo reconhecidas. “O curso da UPF é referência na região e o trabalho realizado foi muito elogiado nos jogos. Em nome do presidente e dos diretores da FGFS, gostaria de agradecer o apoio e o trabalho de excelência”, disse.

Presença forte na população
De forma a apresentar uma formação integral, com troca de experiências entre alunos de outras áreas, pelo compartilhamento de disciplinas, além de possuir uma infraestrutura de qualidade e uma empregabilidade alta dos egressos, o curso de Fisioterapia da UPF, conforme Chiesa, tem forte atuação com a comunidade. “Junto com o esporte, a formação desenvolve ações na saúde pública, com estágios e disciplinas nos bairros, e também faz atendimentos domiciliares a pessoas acamadas. Há uma parceria forte nos Hospitais de Clínicas (HC) e São Vicente de Paulo (HSVP) e a nossa clínica escola com mais de 8 especialidades atendendo mais de mil pacientes por mês”, afirma.

Ficou interessado no trabalho executado? Então inscreva-se no Vestibular de Verão da UPF. Além da Fisioterapia, a Instituição oferta outros 49 cursos no Campus I e na estrutura multicampi. Os candidatos podem escolher uma das três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial ou nota da redação do Enem de 2010 a 2020. Já o Vestibular de Medicina tem edital próprio e a forma de seleção será por prova presencial no dia 13 de novembro ou pela média do Enem 2019 ou 2020. As inscrições devem ser feitas AQUI até 9 de novembro.