Integrado

Festival de Cinema do Integrado concorre ao Prêmio RBS de Educação

25/10/2019

11:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Dalprá - Nexjor/UPF

Projeto é um dos finalistas entre as escolas privadas no RS

O Prêmio RBS de Educação - Para Entender o Mundo visa contribuir de maneira efetiva na melhoria da qualidade da educação básica no país. Para isso, promove ações de valorização do trabalho de professores e estudantes de escolas públicas e privadas do Estado na disseminação de boas práticas educativas de incentivo à leitura. Entre os 20 finalistas da edição de 2019, está o trabalho do Centro de Ensino Médio Integrado UPF com o projeto Festival de Cinema – Do livro para a telona. A votação pode ser feita no site premiorbsdeeducacao.com.br até 30 de outubro. 

Os finalistas são divididos em dois grupos: 10 de escolas públicas e 10 de escolas privadas. A cerimônia de premiação, exclusiva para convidados, ocorre no dia 4 de novembro, a partir das 9h, no Farol Santander, na capital gaúcha.

O diretor do Integrado, professor Jonir Dalbosco, destaca que há 11 anos uma nova proposta pedagógica inseriu-se no processo de ensino-aprendizagem no curso de Ensino Médio do Centro de Ensino Médio Integrado UPF. A ação é descrita por ele como uma estratégia metodológica com o objetivo de envolver os alunos da segunda série na arte da interpretação das obras da literatura brasileira e estrangeira. 

Jonir ressalta que o trabalho é um processo inacabado, contínuo, com novos olhares e novos fazeres, buscando adentrar no mundo das linguagens, envolvendo os componentes curriculares de literatura, arte, redação, língua portuguesa e língua estrangeira em um evento interdisciplinar, integrador, formador e cultural. “Acreditamos que o Festival de Cinema, que em 2019 está em sua décima primeira edição, seja uma estratégia metodológica para encantar e despertar em nossos alunos o desejo pela leitura, além de matar a sede, pois beberam de várias fontes, da fonte das linguagens à fonte da criatividade, do amadurecimento, da responsabilidade, da interação, da superação e do protagonismo”, frisa o diretor.

Ele pontua que o Festival mobiliza não apenas alunos, mas envolve pais, Unidades Acadêmicas, professores e funcionários. “Para o Centro de Ensino Médio Integrado UPF, estar entre os finalistas do Prêmio RBS de Educação não representa apenas uma possibilidade de premiação, mas, sim, o reconhecimento de um evento que promove, por intermédio da leitura, a mais bela das artes, a capacidade de criar, de interpretar, de dirigir e de transformar em vida algumas obras da literatura brasileira e estrangeira”, destaca Dalbosco.