Integrado

Luz, câmera, ação: vem aí o XIII Festival de Cinema Integrado UPF

25/10/2021

08:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Produzidos por alunos do 2º ano do ensino médio, 18 curtas-metragens serão apresentados no evento, que ocorre em 5 de novembro, no Campus I da Universidade

A magia e o encantamento da sétima arte voltam a ter destaque no Centro de Ensino Médio Integrado com a realização do XIII Festival de Cinema Integrado UPF. Tradicional, o evento acontece no dia 5 de novembro, quando serão apresentados 18 curtas-metragens produzidos pelos estudantes do 2º ano a partir de obras da literatura brasileira e universal.

A programação será realizada no Centro de Eventos, Campus I, às 19h30min. Em virtude da pandemia, no local estarão apenas os artistas e seus pais, além da equipe do Integrado UPF. A transmissão das atividades poderá ser acompanhada pelo público no Youtube.

As produções audiovisuais serão exibidas e avaliadas por uma comissão julgadora formada por 10 jurados, todos técnicos das áreas, que avaliam profissionais e artistas de Passo Fundo, de outros estados, além de outros fora do Brasil. O grupo avaliará os curtas-metragens em diversas categorias: melhor filme; melhor resenha; melhor atriz; melhor ator; melhor atriz coadjuvante; melhor ator coadjuvante; melhor direção; melhor roteiro; melhor sonoplastia; melhor cartaz; melhor direção de arte; e Troféu Solidariedade. Os vencedores serão conhecidos no Festival.

Trabalho é realizado pelos alunos 
Todo o processo de produção dos curtas é de responsabilidade dos alunos e envolve leitura literária, adaptação e produção de roteiro, direção e gravações, figurino e sonografia e pré-edição. A finalização dos materiais é feita no Laboratório de Vídeo da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), parceira do Integrado desde o surgimento do Festival.

De acordo com a coordenadora do Festival de Cinema, professora Nara Marley, este ano, pelo contexto da pandemia de Covid-19, as gravações tiveram que cumprir todos os protocolos sanitários. “Assim, os curtas foram excepcionalmente gravados dentro do Campus da Universidade de Passo Fundo (UPF), com número reduzido de integrantes no grupo e dentro do horário escolar, acompanhados por supervisão da escola. Várias unidades acadêmicas nos ajudaram, abrindo suas portas para acolher os artistas. Essa parceria foi muito importante”, destaca, lembrando que o Festival reúne 3 turmas do 2º ano do ensino médio, o que totaliza 113 estudantes. 

Participam do Festival as seguintes produções:
- A mão no ombro, baseado no conto de Lygia Fagundes Telles;
- O castigo da ciência, baseado no conto “O castigo de Prometeu”, de Karel Tchápek;
- RSPV, baseado na crônica de Luis Fernando Verissimo; 
- The bet, baseado no conto de Anton Chekhov;
- Natal na ônibus, baseado no conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles;
- Conversa de Comadres à Espera da Morte, baseado no conto de Guido Fidelis;
- A Girl named John, baseado no conto “A Boy Named Sue”, de Shel Silverstein;
- A igreja do diabo, baseado no conto de Machado de Assis;
- A caçada, baseado no conto de Lygia Fagundes Telles;
- Dr. Jekyll and Mr. Hyde, baseado no texto de Robert Louis Stevenson;
- Francesca e os pretendentes, baseado em uma das novelas de Boccacio do Decameron;
- Da difícil arte de redigir uma mensagem, baseado na crônica “Da arte de redigir um telegrama”, de Jô Soares;
- A morte do leiteiro, baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade;
- The masque of the red death, baseado no conto de Edgar Allan Poe;
- A mulher do farmacêutico, baseado no conto de Anton Tchechov;
- Cego Estrelinho, baseado no conto de Mia Couto;
- Pera, uva ou maçã, baseado no conto “Pera, uva ou maçã?”, de Caio Fernando Abreu;
- O crime perfeito, baseado no conto de Dalton Trevisan.

O Festival
Realizado desde 2008, o Festival de Cinema Integrado UPF visa incentivar a ligação interdisciplinar entre áreas e unidades, bem como estimular a leitura e a produção textual e de conhecimentos sobre cinema, como representação cênica, produção fotográfica, filmagem e interpretação. Também oportuniza a adaptação artística de obras da literatura, colocando os estudantes como “produtores” de arte e de conteúdo.

Segundo a professora Nara, além das motivações artísticas e educacionais, este projeto propicia aos estudantes a interação com pessoas, espaços e recursos de várias unidades acadêmicas, incentiva a competição com ética e respeito e é um momento de integração da escola com as famílias e a comunidade, divulgando as atividades do Integrado.