Ensino

Faculdade de Odontologia recebe visita de professora da Universidade de Iowa, EUA

22/08/2019

11:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A professora de Endodontia da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, Dra. Carolina Cucco, realizou uma visita à Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF) nos dias 15 e 16 de agosto. A representante da instituição americana foi recebida pelos professores da disciplina de Endodontia, Dr. Doglas Cecchin e Dr. Matheus Souza.

Na oportunidade, os docentes de ambas as universidades avaliaram perspectivas de parcerias e colaborações internacionais, principalmente no que refere ao intercâmbio de estudantes de pós-graduação e desenvolvimento de pesquisas. Segundo Carolina, os laboratórios e a Universidade de Iowa estão de portas abertas para receber docentes e discentes da UPF. Para a professora, isso possibilitará implantar a formação de redes de pesquisas internacionais, com vistas a aprimorar a qualidade da produção científica, bem como promover a mobilidade de docentes e discentes para o exterior e do exterior para a UPF.

Na quinta-feira (15), Carolina participou com membro titular da banca de qualificação do projeto de pesquisa da doutoranda Barbara Rauber. A interação entre os membros da banca durante o exame de qualificação possibilitou o aprimoramento do projeto de pesquisa da doutoranda e propiciou o surgimento de novas possibilidades de pesquisa, que poderão ser desenvolvidas entre os pesquisadores de ambas as instituições, na UPF e também na Universidade de Iowa.

Já na sexta-feira (16), durante o período da manhã, a professora apresentou o sistema educacional de pesquisa e também deu um panorama geral sobre a odontologia nos Estados Unidos. Pela tarde, ela apresentou a aula intitulada em “Terapias regeneradoras baseadas em células tronco”, que contou com a presença de estudantes do curso de Odontologia e do curso de Atualização em Endodontia e de pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto). Além do conhecimento transmitido pela docente, foi possível o planejamento e o início de uma nova linha de pesquisa entre os pesquisadores da UPF e de Iowa, baseado no estudo de células tronco em odontologia.