Geral

Faculdade de Direito realiza primeira edição presencial Júri Simulado após dois anos

17/06/2022

14:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Pedro Bregolin

Atividade ocorreu com as turmas do oitavo nível do curso, na quarta-feira, dia 15

 

Pôr os estudantes mais perto da vivência da prática da profissão é um dos nortes que a graduação na Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece. Para aproximar o acadêmico da prática, a Faculdade de Direito (FD) realiza muitas ações, entre elas, o Júri Simulado, que teve sua primeira edição presencial em dois anos nesta quarta-feira, dia 15. Nesta edição, o Júri Simulado foi conduzido pelos estudantes do oitavo semestre do curso e organizado pelo professor Me. Luiz Fernando Kramer Pereira Neto. 

Na atividade, os acadêmicos estudam um caso real, que nesta edição foi um homicídio qualificado. A turma então é dividida em três equipes: acusação, defesa e judicial. A equipe judicial faz todo o trabalho de preparação do tribunal do júri, e então dentro de um julgamento simulado, as partes de acusação e defesa debatem, para chegar a um veredito, com acadêmicos de outros níveis sendo os jurados. A simulação pode chegar ou não no mesmo resultado, a depender dos argumentos que as equipes fazem durante a atividade. “Isso é importante porque interconecta para as turmas de diferentes níveis o conteúdo teórico que elas estudam na sala de aula com a parte prática”, comenta o professor.

Neto ainda comenta como os exercícios práticos são importantes para a preparação do acadêmico para a vida após a graduação. "Esse é um grande diferencial do nosso curso na UPF, que é essa preocupação com a atividade prática. É uma hora fundamental, você tem toda a parte teórica vista em sala de aula, inclusive o estudo do júri, e agora, neste momento, você tem a parte prática, se colocando no direito vivo”, comenta o professor.

O estudante do oitavo nível do curso e que participou do Júri Simulado, Matheus Helfer Cardoso, comenta sobre a união da teoria com a prática. “Essa é uma das coisas mais interessantes que a faculdade de Direito da UPF pode nos proporcionar. A união entre teoria e prática fomenta o desenvolvimento do acadêmico na prática jurídica, ainda mais para estudantes, que como eu, gostam e se interessam pela área criminal. Então, o Júri Simulado se torna uma atividade imprescindível”, conta.

Em 2022, o Júri voltou a ser presencial, algo que não ocorreu nos últimos dois anos por conta da pandemia do Covid-19. “É uma alegria muito grande, uma sensação de retomada depois de toda a dificuldade que tivemos de adaptação da forma de ensino, para que ele não parasse. Agora podemos estar aqui, todos bem, saudáveis, e com toda a energia para fazer que o Direito seja essa ciência pulsante e positiva, e ao mesmo tempo, tão importante para a sociedade” finaliza o professor.