Ensino

Faculdade de Agronomia recebe doações para aulas práticas

04/01/2021

17:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Materiais doados pertenciam ao egresso da UPF e pesquisador renomado, Dirceu Gassen, falecido em 2018

Galerias de corós, insetos de uma coleção de pragas e inimigos naturais, além panos-de-batida, banners e lupas foram doados ao curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os materiais doados pertenciam ao egresso da sétima turma de Agronomia, pesquisador Dirceu Gassen, e auxiliarão aulas práticas nas disciplinas de Entomologia Agrícola e Fitopatologia. Dirceu faleceu em 2018, em decorrência de um câncer.

Os materiais foram entregues pelo engenheiro agrônomo, também formado pela UPF, João Manoel Borges, afilhado de Gassen. Participaram do momento do recebimento dos materiais o coordenador do curso de Agronomia, o Dr. Vilson Klein, a professora da área de entomologia, Dra. Crislaine Sartori Suzana, a professora da área de fitopatologia professora, Dra. Jaqueline Huzar Novakowiski, o professor aposentado da UPF, Dr. José Roberto Salvadori, além de acadêmicos do curso. 

Doações foram entregues em 2020

Segundo a professora Crislaine, Dirceu Gassen foi um grande colaborador, orientador e motivador aos acadêmicos da UPF. “Dezoito dias antes do seu falecimento nos prestigiou com sua presença a aula inaugural do curso de Agronomia da UPF”, recorda.

Trajetória
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade, na sétima turma, no ano de 1977, Gassen teve atuação no manejo de integrado de praga desde a sua graduação, como monitor da disciplina de Entomologia Agrícola UPF. Fez mestrado na área de Entomologia, na UFRGS, em 1980, e realizou cursos sobre controle biológico nos EUA, e sobre fauna de solo na Nova Zelândia. 

Gassen também foi pesquisador na área de manejo integrado de pragas de fruteiras em Santa Catarina e pesquisador em manejo integrado de pragas na Embrapa Trigo, Passo Fundo. Entre suas atuações, foi coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Secretária da Agricultura e Abastecimento do Estado, de 1995 a 1997; gestor da área técnica da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto e Editor técnico da Revista Plantio Direto.