Extensão

Extensão no currículo, na vida acadêmica e da comunidade

01/12/2021

16:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Seminário Integrador da Extensão ocorreu de forma presencial, promovendo o reencontro entre professores e estudantes

Planejar, avaliar, repensar e mover o olhar para 2022. Estes foram alguns dos objetivos do Seminário Integrador da Extensão, promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) nesta quarta-feira, 1º de dezembro. O evento, realizado de forma presencial, dentro dos protocolos em função da pandemia, marcou o reencontro de professores e estudantes que atuam nos mais de 60 projetos e nos seis programas institucionais de extensão da Instituição.

Passados quase dois anos desde o último encontro presencial, o Seminário foi considerado um fechamento dos trabalhos de 2021. De acordo com o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogério da Silva, o evento foi uma oportunidade para avaliar as ações e repensar processos. “Foi uma volta à presencialidade para olharmos nos olhos uns dos outros e agradecer aos professores, estudantes e a equipe, pessoas que fizeram a extensão da UPF em um ano tão desafiador. Momento para fortalecermos as nossas ações e o compromisso da Universidade com uma formação cada vez mais dinâmica e próxima da comunidade”, destacou.

Para a professora Dra. Adriana Bragagnolo, coordenadora da Divisão de Extensão, o Seminário ficará marcado por ser o primeiro encontro presencial de muitos acadêmicos que ingressaram nos projetos e programas durante a pandemia da Covid-19. Por isso, ela aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho na superação dos desafios para fazer extensão mesmo com os desafios impostos. “Esse encontro é um marco, uma vez que muitos que estão aqui hoje estão se vendo pela primeira vez. Muitos estudantes desenvolveram suas ações de forma remota e esse momento é fundamental para que em 2022 possamos estar ainda mais conectados com a vida da comunidade. Hoje pudemos nos avaliar, fortalecer e propor reconstruções que farão a extensão da UPF ainda mais forte”, ponderou a coordenadora.

Espaços de formação e proximidade com a comunidade

Os mais de 60 projetos de extensão, somados aos seis programas institucionalizados movimentam as atividades acadêmicas junto à sociedade. Envolvendo todas as áreas do conhecimento, os espaços permitem a interação da Universidade com toda a região. De acordo com a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, o Seminário é uma ferramenta para a construção permanente de formas de aproximação com a realidade da sociedade. “Uma construção necessária e permanente da formação e dos processos que integram a Universidade. Que possamos fazer a melhor formação e com um novo olhar, ampliar a nossa força coletiva nos nossos cursos, nas nossas ações e na comunidade”, pontuou.

A UPF vem trabalhando, nos últimos anos, para a curricularização da extensão. Isso significa incluir a extensão dentro dos processos formativos do ensino, da pesquisa e da inovação. Conforme o vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, esses espaços presenciais de construção coletiva precisam retomar a rotina da Instituição e são importantes para fortalecer a formação acadêmica. “Juntos vamos aprofundar o tema da curricularização da extensão, nessa aproximação dela, cada vez mais, com o ensino, com a pesquisa e com toda a vida dentro da Universidade”, frisou.

Projetos e Programas da UPF vinculados aos Objetivos Sustentáveis

A Extensão da Universidade atua por meio de seis programas norteadores abordando temas como “Comunidades e Territórios Sustentáveis”, “Territórios da Cultura, Arte e Comunicação”, “Territórios da Cidadania, Direitos Humanos e Cultura de Paz”, “Territórios da Educação e da Formação Humana”, “Territórios da Saúde e do Cuidado” e “Territórios da Inovação, Produção e Trabalho”. 

Junto aos programas, os mais de 60 projetos em andamento atuam em consonância aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e pretendem, até 2030, promover mudanças que impactem na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Os trabalhos podem ser conferidos aqui.