Universidade

Exposição de Aquarelas ocorre no prédio da Fear/UPF

12/03/2020

08:36

Por: Assessoria de Imprensa

A mostra, que traz prédios históricos de Passo Fundo pintados com técnica aquarela, é aberta ao público

A exposição de aquarelas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) surgiu em 2016, a partir de uma ação do projeto de extensão Viva!Emau - Relendo Passo Fundo. Em parceria com a Urban Sketchers e o professor Luíz Carlos Barbieux, a exposição traz alguns edifícios históricos em croquis, complementados com cores usando a técnica aquarela. A mostra, que é permanente e aberta ao público, ocorre no terceiro andar (2º pavimento) do edifico V2 da Fear, campus I.

Os desenhos, pintados pelo professor Luíz Carlos, invocam um processo de entendimento e preservação da história arquitetônica municipal. “A arquitetura vai mudando, a cidade vai crescendo e o patrimônio muitas vezes vai desaparecendo. Tenho mais de 40 prédios desenhados, alguns inexistentes, outros são atuais. Muita gente não conhece essa nossa história. A ideia é que o pessoal, olhando a exposição, conheça mais nossa cultura e arquitetura”, completa.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo e idealista do projeto, Me. Carlos Leonardo Sgari Szilagyi, a atividade serve tanto para professores, alunos ou para o público em geral, como uma forma de cultura. “Através da extensão universitária, a iniciativa e envolvimento dos alunos, professores e comunidade é que foi possível alcançar este resultado. Com este espaço queremos convidar a todos que gostam de arquitetura, história e arte, a virem prestigiar a exposição. Mais do que um espaço de aprendizado, um local de cultura”, reforça Kori.

Fotos: