Ingresso

Experiências acadêmicas direcionam estudantes para escolha do futuro profissional

20/12/2023

11:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti e Divulgação

Egressa da UPF, Isabelle escolheu atuar em indústrias alimentícias de origem animal; já Gabrieli e Gabriel, que estão prestes a se formar, pretendem seguir nas áreas de cirurgia e anestesiologia

A jornada acadêmica durante a faculdade é intensa e cheia de aprendizados. Na Universidade de Passo Fundo (UPF), a Isabelle Ghiggi Sgorla, a Gabrieli Strauss e o Gabriel Scopel construíram suas próprias trajetórias dentro do curso de Medicina Veterinária. Explorando diversas experiências por meio de estágios e projetos de extensão, as vivências ao longo da graduação ajudaram os três a identificar as áreas de maior interesse para atuarem depois de formados.

Egressa da UPF desde 2020, Isabelle escolheu empreender e seguir carreira como consultora de alimentos. A área é uma das possibilidades de atuação do médico veterinário e tem um papel importante para a saúde pública: no dia a dia, ela desempenha um trabalho junto às indústrias alimentícias, realizando inspeção e fiscalização e garantindo a segurança dos produtos de origem animal na mesa do consumidor.

Isabelle desempenha seu trabalho junto às indústrias alimentícias

Segundo ela, a paixão pela área surgiu durante a graduação, quando realizou estágios relacionados à área de alimentos em laboratórios de microbiologia, imunologia e no Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle). “Já tinha uma noção que gostava muito da área de alimentos e depois de ter as disciplinas de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal decidi fazer estágio curricular na área de responsabilidade técnica e consultoria de alimentos, em Nova Petrópolis. Depois que me formei, comecei a empreender nessa mesma área e hoje atendo indústrias de leite, carne, ovos, pescados e seus derivados, serviços de alimentação e prefeituras”, conta a egressa, ao destacar que a UPF foi a porta de entrada para área de atuação. “A UPF foi minha casa por cinco anos e foi onde desenvolvi um amor muito grande pela Medicina Veterinária e pela área de alimentos. Tive grandes aprendizados e experiências que levo para a vida”, afirma.

Hospital Veterinário: um espaço de prática aos estudantes

Prestes a se formarem, os estudantes Gabrieli e Gabriel exploraram diversas experiências ao longo da graduação e agora se preparam para ingressar no mercado de trabalho. Entre as vivências, eles atuaram junto ao Hospital Veterinário da UPF, que oferece uma estrutura completa de serviços voltados à saúde de pequenos e grandes animais, contabilizando mais de 15 mil atendimentos por mês.

Gabrieli e Gabriel vivenciaram experiências no Hospital Veterinário
que ajudaram a escolher a área de atuação para seguirem depois de formados

 
Desde o segundo semestre, a Gabrieli atua como estagiária do HV. Foi durante essa experiência que ela descobriu uma grande paixão: a área cirúrgica. “Me apaixonei pela área e durante toda a trajetória no curso segui nela. Decidi fazer meu estágio final aqui no hospital pela infraestrutura e pelo que ele representa para toda a região. São muitos atendimentos realizados e muitas pessoas de outros municípios que vêm em busca dos serviços, então a procura e a rotina é bem grande e intensa”, relata a estudante, que realizou o estágio final na área de clínica cirúrgica de pequenos animais. “Aprendi muito, consegui aplicar todo conhecimento da teoria na prática, vivenciei muitas experiências que vou levar por toda a minha vida”, afirma.

O acadêmico Gabriel somou diversas experiências dentro do curso, como a participação no projeto de extensão Equoterapia. No entanto, o que fez seus olhos brilharem foi a área de anestesiologia. “Desde o primeiro semestre quando ingressei na faculdade já me inscrevi no projeto de extensão de anestesiologia, que possibilitou fazer contato com residentes e pessoas que já trabalhavam nessa área. Passei por várias áreas interessantes e experiências e no final escolhi essa área que é de grande paixão. Essas experiências que o hospital me proporcionou, as pessoas que me acolheram e acreditaram em mim e todo suporte que tive, agregaram muito para minha profissionalização, para minha experiência e para eu ser um profissional muito melhor futuramente”, destaca.

Vem ser UPF

Quer construir seu futuro profissional em uma estrutura completa que só a UPF oferece? Inscreva-se no Vestibular de Verão e dê início à sua trajetória acadêmica. São 47 cursos presenciais e 11 híbridos oferecidos, em diversas áreas do conhecimento. Acesse upf.br/ingresso e faça a sua inscrição.