Ensino

Estudantes de Letras da UPF realizam intercâmbio virtual com universidades de Taiwan

07/11/2022

08:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Durante os meses de novembro e dezembro de 2022, acadêmicos das disciplinas de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I e II do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) participam do projeto de intercâmbio virtual KOSKO Future Teachers. Nas atividades, os estudantes realizam interações com turmas de duas universidades de Taiwan, National Taipei University of Education e Soochow University.

O projeto foi idealizado pela Dra. Kristin Brown, professora nos Estados Unidos, e vem conectando estudantes de diferentes países desde 1982. A sigla KOSKO significa Knowing Our Students, Knowing Ourselves (Conhecendo nossos alunos(as), conhecendo a nós mesmos(as)). O principal objetivo do projeto é aprender com o mundo e não apenas sobre o mundo. No Brasil, ele conta com o apoio dos Educadores Globais.

Segundo as professoras da UPF que estão implementando o projeto, Me. Jancileidi Hübner e Me. Cleonice Pletsch, esta é uma oportunidade de interagir e conhecer professores e estudantes estrangeiros de língua inglesa como língua adicional, utilizando o Inglês de forma autêntica e em uma perspectiva global. Ao longo do Projeto, os acadêmicos realizarão tarefas a fim de conhecer e entender sobre o sistema educacional de outro país, refletindo sobre a prática nas escolas brasileiras

O intercâmbio virtual, conforme as docentes, é uma modalidade de atividade mais abrangente, democrática e inclusiva, que cresceu durante a pandemia em muitas universidades. Nesse modelo, um número maior de estudantes pode participar da experiência de interagir com alunos internacionais, ampliando suas competências interculturais, bem como o conhecimento linguístico, principalmente, em Inglês.