Estudantes do ensino médio do Integrado UPF participam de Júri Simulado em Direitos Humanos
10/11/2025
09:15
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Assessoria de Imprensa
O Projeto de Extensão Educação em Direitos Humanos para a Juventude (EduDHJuv), do Curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), promoveu, no dia 7 de novembro, o Júri Simulado em Direitos Humanos, em parceria com o Integrado UPF. A atividade reuniu estudantes do 2º ano do ensino médio em uma atividade prática sobre justiça, cidadania e direitos humanos.
A simulação buscou criar um espaço de aprendizado prático, estimulando o pensamento crítico, a formação cidadã e o engajamento acadêmico dos participantes. Durante o exercício, os alunos atuaram como representantes do Estado e das vítimas em um caso inspirado na Competição do Sistema Interamericano de Direitos Humanos 2025, promovida pela American University Washington College of Law.
Baseando-se no caso “A.A. e outras 9 mulheres vs. República de Aravania”, os estudantes desenvolveram argumentação jurídica e sensibilidade social diante de temáticas relacionadas à proteção dos direitos humanos e à efetivação da justiça. O Júri Simulado também oportunizou a compreensão, na prática, do funcionamento dos sistemas internacionais de justiça e dos desafios contemporâneos na promoção dos direitos fundamentais.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Luis Angelo Dallacort, a atividade representa uma importante ponte entre teoria e prática. “O Júri Simulado em Direitos Humanos estimula o pensamento crítico, a formação cidadã e o engajamento dos alunos em temáticas essenciais para o fortalecimento da democracia e dos direitos fundamentais”, destacou.
O Projeto de Extensão Educação em Direitos Humanos para a Juventude tem como objetivo conscientizar estudantes sobre a importância dos direitos humanos e sua aplicação prática, aproximando ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa busca contribuir para uma educação inclusiva e cidadã, alinhada aos princípios da Agenda 2030 da ONU, e conta com parcerias com o Balcão do Migrante e Refugiado, a Cátedra Cidades Educadoras – UNESCO, o Green Office, o Instituto Libertarte, o Projeto Fábrica de Software e escolas da região.
