Ensino

Estudantes do curso de Letras promovem minicurso de Português para imigrantes

02/06/2023

09:28

Por: Vanessa Scolari/Edição: Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

Ação faz parte de um projeto integrador entre universidade e comunidade

Os acadêmicos do IX nível do curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem um minicurso de Língua Portuguesa como língua adicional e de acolhimento para imigrantes da cidade de Passo Fundo e região. A iniciativa surgiu a partir do estudo teórico de Português como Língua de Acolhimento, na disciplina Tópicos em Linguística Aplicada, ministrada pela professora Cleo Pletsch.

O Português como Língua de Acolhimento (PLAc) se refere à aquisição da Língua Portuguesa por falantes de outras línguas que chegam a um país ou comunidade onde esta é a língua predominante. O ensino e a aprendizagem de português nesse contexto está ligado a necessidades relacionadas à integração social, cultural e profissional dos falantes de outras línguas na nova comunidade. Sendo assim, para além da teoria, é fundamental que o estudo de PLAc busque conhecer e entender as realidades nas quais ele se faz presente. Por isso, a turma de futuros professores recebeu a visita da Pastoral do Imigrante, representada pelas professoras Rosalina e Marilena, que fizeram uma explanação sobre as ações que realizam voluntariamente na comunidade.

Segundo a acadêmica e ministrante do curso, Vanessa Scolari, no amplo campo da Linguística Aplicada, os estudos e pesquisas de PLAc abordam tópicos como o desenvolvimento da proficiência linguística, a adaptação sociocultural dos aprendizes, as estratégias de ensino e aprendizagem, a formação de professores, a avaliação da proficiência em português, entre outros aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem do Português como Língua de Acolhimento.

De acordo com a estudante, o minicurso teve como objetivo ofertar aos alunos a prática docente do ministério de aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) em contexto de imigrantes e refugiados de Passo Fundo e região, além de impactar positivamente a comunidade por meio da qualificação linguística e acolhimento de imigrantes e refugiados. “A atividade ainda oportunizou o intercâmbio cultural, visando a integração comunidade e universidade, promovendo a Internacionalização em Casa;  adaptou materiais didáticos de PLAc, já existentes, ao contexto da nossa comunidade; e ainda, abordou questões linguísticas práticas com foco no uso da língua”, relatou.

A formação
O minicurso de PLAc é parte de um projeto integrador de cunho institucional em andamento. Além dele, foi realizada uma campanha de arrecadação e doação de agasalhos e itens de higiene destinada aos imigrantes. As respectivas ações do curso de Letras contam com o apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Pastoral da Imigração e do Projeto Balcão do Migrante - UPF.

A formação está vinculado ao evento multicultural Uma Noite pelo Mundo, também desenvolvido pelo curso de Letras em parceria com o Centro de Idiomas da Universidade - UPF Mundi e a Assessoria Internacional. A atividade objetiva proporcionar um espaço de interação entre diferentes culturas e nacionalidades, e acontecerá no dia 7 de junho.

Para Vanessa, o minicurso, bem como o projeto, reforçam ainda mais a rede de apoio entre universidade e comunidade, colocando os estudantes como protagonistas e agentes de mudança social. “Essas ações vão além do estudo teórico realizado na universidade, elas oportunizam aos acadêmicos de Letras uma experiência única e muito significativa para sua formação enquanto professores e cidadãos do mundo, além, é claro, de contribuir para a integração e a participação ativa dos imigrantes na sociedade que agora são parte”, afirmou.