Ensino

Estudantes do curso de Agronomia realizam visita técnica em Vacaria

24/04/2019

12:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade integrou as ações da disciplina de Fruticultura e ocorreu nos Campos de Cima da Serra

Conhecer a realidade da profissão e do mercado é uma das preocupações dos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF). Pensando nisso, acadêmicos do curso de Agronomia realizaram uma visita técnica à Empresa Rasip, localizada na região dos Campos de Cima da Serra, em Vacaria. A atividade, desenvolvida no dia 16 abril, integrou as ações da disciplina de Fruticultura e foi acompanhada pelo professor Dr. Alexandre Nienow.

Durante a programação, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar pomares de macieira e de videira, além da indústria (Packing House). A empresa cultiva 1.120 hectares de macieiras, 64 hectares de videiras, além de viveiro de mudas de macieira e videira. 

Segundo Nienow, no Packing House, com capacidade para armazenar 50 mil toneladas de maçãs, é realizada a classificação da fruta, embalagem, armazenamento em câmaras frias e a expedição do produto para o mercado interno e externo. Ele pontuou que lá, a estrutura de armazenamento e de classificação das maçãs é totalmente automatizada, com gerenciamento computadorizado, que permite a separação das frutas por tamanho, categoria, cor e defeitos. “A visita oportunizou aos estudantes acumular conhecimentos técnicos sobre a implantação e condução de pomares de macieira e videira e, também, sobre a pós-colheita de maçãs. Além disso, oportunizou conhecer uma outra realidade, que é a aposta na fruticultura, diferente da encontrada na região do Planalto Médio, voltada mais à produção de grãos e a produção animal”, destacou.

De acordo com ele, os futuros profissionais de Agronomia ficaram impressionados com o tamanho dos pomares, da estrutura logística e com o nível tecnológico empregado. “Foi uma experiência para constatar que, no Brasil, há inúmeros exemplos de alta tecnologia instalada na fruticultura, principalmente quando a produção, além do mercado interno, é voltada para a exportação, quando a qualidade e certificação do produto são obrigatoriamente exigidos”, acrescenta o professor.