Ensino

Estudantes da Pós em Comunicação Digital Estratégica realizam visita técnica em São Paulo

03/06/2022

13:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Toyota, Trama Comunicação, Agência África e Hill+Knowton Brasil foram as empresas visitadas

Profissionais que cursam uma pós-graduação buscam atualizar conceitos e aprender sobre novos assuntos, sempre ligando a teoria com a prática. Esse foi o objetivo das visitas técnicas de uma turma da Pós-Graduação em Comunicação Digital Estratégica da Universidade de Passo Fundo (UPF) em uma viagem para São Paulo.

Entre os dias 25 e 29 de maio, a turma formada por profissionais do Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Marketing, acompanhados pela professora Me. Valmiria Balbinot, visitaram as sedes das empresas Toyota, Trama Comunicação, Agências África e Hill+ Knowton Brasil. “Nosso objetivo com as visitas é proporcionar aos estudantes novas vivências. São Paulo é onde tudo acontece, onde estão as grandes agências, então é uma oportunidade incrível para todos”, disse Valmiria.
 
Na Trama Comunicação, a turma foi recebida por Flávio Schimidt, pela gerente de atendimento, Lisandra Cardelino, e pelo coordenador de Marketing, André Verzbickas. Entre os assuntos abordados, estavam a importância da gestão de risco para prevenir crises, além de ações que as empresas podem tomar quando ocorre uma crise de imagem. Inbound PR também foi abordado.
 
Em Sorocaba, os estudantes puderam conhecer a fábrica da Toyota, conhecendo a história da empresa, seus valores, além de acompanhar o trabalho das linhas de produção e montagem dos veículos. A turma participou também de um workshop com a diretora de comunicação e sustentabilidade da Toyota da América Latina e presidente da Fundação Toyota, Viviane Mansi. Além disso, a estrutura do departamento de comunicação e sua forma de atuação no mercado foram apresentadas.

Para o jornalista André Bresolin, a experiência foi positiva e extremamente enriquecedora. “Conhecer a fábrica da Toyota em Sorocaba, vendo como são os processos de produção e entendendo um pouco de como a marca se posiciona globalmente foi incrível. Outra experiência que marcou bastante foi conhecer a Agência África, uma referência para todos nós que atuamos com marketing digital diariamente. Creio que o que pudemos trazer na bagagem foi uma nova visão sobre a atuação destas grandes empresas no mercado brasileiro e vários insights que poderemos aplicar no nosso dia a dia de trabalho”, declarou André.

Relacionamento e assessoria de imprensa
Na empresa Hill+Knowton Brasil, considerado o maior grupo de comunicação do mundo, integrante de uma rede global com 80 escritórios em 40 países, os estudantes foram recebidos pelo vice-presidente da empresa, Thiago Salles, e pelos profissionais Flavio Valsani, Sarah Rocha e Carol Prandi.

A atuação da assessoria de imprensa, a importância de relacionamento com a grande mídia, ferramentas de comunicação, métricas, gestão de crise e influencers foram alguns dos assuntos abordados. Salles contou como a empresa trabalha a comunicação de marcas globais e como as estratégias comunicacionais precisam se adaptar conforme o público de cada país.

Na também renomada Agência África, recepcionados por Paulo Celso Freitas, a turma pôde conhecer a estrutura da empresa que atua no ramo publicitário, assinando campanhas premiadas de grandes marcas. Além de conhecer o espaço de trabalho, como funciona o processo criativo e a história da Agência, os estudantes puderam assistir algumas campanhas, esclarecendo dúvidas sobre como a empresa atua com grandes marcas e o posicionamento global das marcas.

Ao fim das visitas, a turma aproveitou para conhecer pontos turísticos de São Paulo, visitando locais como o Masp, Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz, Pinacoteca de São Paulo, entre outros.