Ensino

Estágios oportunizam aprendizado até mesmo nas férias

01/02/2023

13:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo e Leonardo Andreoli

Nada de descanso: acadêmicos da UPF aproveitam o período de férias para vivenciar diferentes experiências em estágios voluntários e curriculares

Enquanto alguns estudantes aproveitam as férias para descansar, outros estão trabalhando e aprendendo muito na Universidade de Passo Fundo. Por meio de estágios voluntários e curriculares, os acadêmicos aproveitam o período mais tranquilo na Universidade para buscar oportunidades de ampliar seus conhecimentos na área que escolheram. Entre eles, está a acadêmica de Agronomia, Amanda Schneider. Ainda no terceiro semestre do curso, ela já garantiu a chance de aprender mais no Laboratório de Olericultura da UPF. 

Segundo a estudante, ela escolheu fazer o estágio no laboratório porque era uma área que a instigava. “Vi como uma oportunidade de aprender mais sobre o assunto, por nunca ter tido muito contato, tanto com os morangos, que é um grande foco do laboratório, e também toda a olericultura em geral”, conta. Cerca de três meses depois do início do estágio, hoje, Amanda coordena um experimento com morangos que tem como foco a agricultura sustentável, por meio do cultivo com a presença da spirulina, uma microalga, além de realizar outras atividades relacionadas à horticultura.

Com o estágio, a acadêmica afirma que está tendo conhecimentos e oportunidades além da graduação. “Isso me deixa mais segura e confiante para continuar trabalhando e exercendo minha profissão. Isso é muito mais do que somente horas complementares, são vivências e aprendizagens para uma vida”, acrescenta. 

Assim como Amanda, o acadêmico do curso de Odontologia Pedro Fontana também aproveitou o período de férias para estagiar. O acadêmico foi voluntário nas Clínicas de Odontologia nas áreas de Dentística e Periodontia e ao longo de uma semana atendeu, sob a supervisão de professores do curso, pacientes em tratamento das clínicas. “Como as férias são um período longo, de quase três meses, achei interessante fazer, mais pela experiência de ter casos novos, de ter uma vida profissional diferente, só se preocupar com o atendimento e não com as aulas teóricas”, explica Pedro, que está no sétimo semestre do curso. Para o estudante, além de agregar na sua formação, o estágio também dá uma ideia de como vai ser sua rotina profissional depois de formado.