Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/UPF
Acadêmicos e professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizam, desde 2012, o monitoramento da fauna silvestre do Campus I, com o objetivo de atender a questões legais e conhecer as Áreas de Preservação Permanente (APPs). Em uma dessas atividades, a equipe registrou a presença da espécie ameaçada de extinção Gato-mourisco (Puma yagouaroundi).
Para o trabalho, foram utilizadas algumas metodologias que envolvem a procura ativa e a iscagem. A partir desses métodos, o grupo acompanhou o uso de habitats pelos mamíferos, e, com armadilhas fotográficas, acabou identificando a presença do animal.
A espécie
O Gato-mourisco é uma espécie de Felídeo que se alimenta de mamíferos de pequeno e médio porte, além de aves, répteis e anfíbios. Ele habita diversos ambientes, sendo encontrado em espaços que vão desde banhados até florestas secas e campos. Tem como hábito é ser solitário e diurno, mas pode locomover-se ao entardecer, principalmente em ambientes onde sofre maior perseguição. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal tem ampla distribuição no Brasil, porém, é encontrado em baixas densidades populacionais. Uma de suas características é a que percorre grandes distâncias em um dia (cerca de 7 km em 24h) e tem como área de vida um espaço aproximado de 88 a 100 km2.
Sua classificação no livro vermelho de fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul enquadra-se na categoria vulnerável (FZB, 2016) e a sua inclusão na lista se deu em razão da redução do número de indivíduos, justificada pela destruição de seus habitats, causados por práticas associadas à produção agrícola (expansão de áreas e drenagens) bem como por processos associados à expansão urbana.
O encontro do Gato, segundo a equipe responsável pelo monitoramento, fortalece a importância da manutenção das APPs e de corredores ecológicos, ações que vêm sendo valorizadas na gestão ambiental do Campus I.
Galeria de Imagens

Espécie foi encontrada nas Áreas de Preservação Permanente da UPF

Notícias relacionadas