Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O processo de escolha profissional, em sua essência, envolve um olhar voltado para si próprio, buscando responder a perguntas como: do que eu gosto? Com o que eu me identifico? Quais são os meus interesses? E minhas habilidades? Trata-se, portanto, de um processo de autoconhecimento, uma vez em que, ao definir o que fazer, define-se também quem se é e quem não se é. Nesse sentido, a orientação profissional visa facilitar o processo de escolha, principalmente ao ser abordada na adolescência, período de intensas mudanças que podem gerar profundas reflexões, desconfortos, medos e conflitos.
Vivendo esse importante e decisivo momento da vida, os estudantes da segunda série do Centro de Ensino Médio Integrado UPF vêm, através da disciplina de Orientação Profissional, adentrando no mundo do trabalho e no universo profissional, de forma a integrar o autoconhecimento com a informação profissional. Durante o mês de agosto, os alunos envolveram-se em atividades e técnicas para conhecer diferentes profissões, por meio de metodologias participativas e ativas. Segundo a professora Me. Lisiane Ligia Mella, por meio da orientação profissional, é possível fazer o adolescente adentrar em um processo de conhecimento de si e do universo profissional, o que o leva à reflexão e, por conseguinte, possibilita que ele escolha uma carreira que concilie os desejos pessoais e a realidade do mundo do trabalho.
As atividades de aprofundamento seguem com o projeto “Conhecendo as profissões – Vivências interdisciplinares”, que consiste em realizar encontros formativos junto às unidades acadêmicas da UPF, a fim de desenvolver uma prática de ensino-aprendizagem que se relacione ao mundo adulto ocupacional, incluindo os múltiplos olhares e especificidades de cada área do conhecimento, seus saberes e suas grandes problemáticas.
O Integrado UPF está vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF).
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas