Ensino

Equipe Aerocócus UPF garante vaga para competição em 2023

25/01/2023

11:03

Por: Assessoria de Imprensa

Depois de ficar alguns anos sem competir, a equipe Aerocócus UPF está de volta ao cenário nacional e conquistou a classificação para a SAE Brasil 2023, competição que desafia acadêmicos de Engenharia a construir um avião radiocontrolado, utilizando conhecimento de engenharia aeronáutica. O evento, que será realizado em São José dos Campos, ainda não tem data definida.

De acordo com Alan Bagestan, acadêmico integrante da equipe, o grupo buscou o acesso para o ano de 2023 com o objetivo de competir na classe regular SAE BRASIL 2023 junto às demais instituições de ensino. Para tanto, fabricaram um aeromodelo que atendesse todas as exigências impostas pelo regulamento da classe de acesso 2023: ter uma envergadura de asa de no máximo 2 metros e que fosse capaz de transportar uma carga paga mínima de 4kg. “Fundamental durante a fase deste projeto foi de termos o apoio da Universidade, os patrocinadores, o professor Leandro Dóro Tagliari, como nosso orientador, que sempre nos incentivou a buscarmos bons resultados não colocando restrições a este projeto, e que também nos apresentou o piloto Pablo Fonseca o qual nos passou tranquilidade com as suas experiências e com o seu profissionalismo com aeromodelos”, comenta.

Alan destaca que algumas novidades trarão desafios para este ano, já que os aeromodelos deverão ser 100% elétricos, com restrições geometrias também alteradas. Diante disso, ele explica que a equipe deve se dividir para buscar trabalhar as diferentes áreas dentro do projeto. 

Dedicação para atender aos requisitos
Alan conta que o projeto teve início na observação de todas as normas da classe de acesso à competição, atendendo as orientações e restrições impostas e avaliadas. Verificadas todas estas etapas, o grupo partiu para a execução, usando como base os projetos estudados por equipes anteriores, otimizando o tempo e baixando os custos. A equipe também focou esforços na captação de recursos e parcerias que vão ajudar na fase de fabricação e testes. 

Ainda conforme o estudante, o professor Leandro apresentou o piloto Pablo Fonseca, egresso do curso de Engenharia Mecânica e cujo o hobby é competir com aeromodelos, que aceitou o desafio de auxiliar durante o processo. Para Alan, por serem uma equipe totalmente nova, foram vários os desafios no decorrer do processo. Ele lembra que o trabalho foi realizado durante meses para execução do projeto, com cada teste realizado no aeroclube da cidade de Carazinho e Passo fundo. “Aprendemos e avaliamos o que poderia ser melhorado também passamos por momentos complicados onde perdemos um aeromodelo, mas como trabalhamos para manter sempre duas aeronaves em testes, conseguimos nos últimos dias que antecederam a entrega dos projetos e vídeos de comprovação de voo, realizar um voo com uma carga paga de 8,2 kg o que foi suficiente para garantir o cumprimento da prova”, relata. 

Para o orientador, professor Dr. Leandro Dóro Tagliari, a classificação representa carimbar o passaporte, uma retomada de conhecimento, aprendizagem, formação da equipe e preparação dos estudantes para o mundo competitivo de hoje. Ele pontua que, por ser um trabalho multidisciplinar, o conhecimento gerado é intenso. “Um grande desafio de projetar, desenvolver processos, fabricar os componentes, montar o protótipo do aeromodelo, testar e comparar o seu desempenho com outras instituições. Tudo isso, com o compromisso de validar o projeto por um órgão reconhecido mundialmente como a SAE Brasil”, observa, destacando que a principal meta é colocar a equipe Aerocócus da UPF entre os 10 primeiros colocados na competição nacional.

Além do apoio da UPF, a equipe contou com vários patrocinadores. O grupo ficou estruturado da seguinte forma:

Capitão da Equipe: Alan Cristian Bagestan (Engenharia Mecânica) 
Piloto: Pablo Fonseca 
Integrantes da equipe: Camila Figueredo (Engenharia Mecânica), Élder Casagrande (Engenharia Mecânica), Jardel Pagnussat (Engenharia Mecânica), José Tres (Engenharia Mecânica), Kaio Zandona (Engenharia Mecânica), Letícia Riczaneck (Engenharia Mecânica), Joyce Hellen Barros Andrade (Arquitetura)
Patrocinadores: Grupo Lauxen climatizações; Escola eu sou UP; Truckão; Consultoria Cadan; HF Soluções em soldagem; Cami Dauract