Integrado

Ensino Médio Integrado UPF: escola tem inscrições abertas para novos estudantes

31/10/2022

09:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Trilhas formativas são destaque no currículo dos alunos

Oportunizar uma formação integral, além do aprimoramento do estudante como pessoa e como cidadão é o objetivo do Ensino Médio do Integrado UPF. De forma a colocar isso em prática, a Escola abre, nesta segunda-feira, 31 de outubro, o período de inscrições para novos alunos no 1º ano, para o ano letivo de 2023. Interessados podem se inscrever no site www.integradoupf.com.br.

Com uma proposta pedagógica que atende integralmente a legislação do Novo Ensino Médio, o Integrado UPF se destaca por possuir uma formação exclusiva, que são as Trilhas Formativas. Elas se caracterizam por considerar as demandas e necessidades do mundo contemporâneo e por estarem sintonizadas com os diferentes interesses dos estudantes e sua inserção na sociedade.

Segundo o diretor da Escola, professor Jonir Dalbosco, os alunos optam, no 1º e 2º ano, por cursar, obrigatoriamente, duas trilhas formativas, divididas para cada área do conhecimento (Linguagens; Ciências da Natureza; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Matemática). “O estudante vai escolher por duas trilhas, totalizando 14 períodos semanais. Essa escolha ocorre semestralmente e, ao longo destes dois anos, ele fará 8 trilhas formativas. Já no 3º ano, os alunos têm a parte dos itinerários, voltada para o contexto do aperfeiçoamento de estudos, que é a preparação com aulas de aprofundamento dos conhecimentos construídos no 1º e 2º ano, visando prepará-los para os concursos, como Enem e vestibular”, comenta.

O Ensino Médio do Integrado UPF contempla uma organização curricular que, de acordo com Dalbosco, oportuniza aos estudantes as escolhas nos itinerários formativos e o protagonismo no processo de produção do conhecimento. “Temos uma formação geral básica e projetos que dialogam com as unidades acadêmicas da UPF, ou seja, o aluno estará dialogando e interagindo com os cursos da graduação, pois os espaços da graduação e pós-graduação da Universidade são disponibilizados para os alunos do Ensino Médio”, conta o professor.

Aproximação com o Ensino Superior por meio de bolsas de estudo
Além do corpo docente altamente qualificado à disposição na Escola, o Integrado possui o diferencial de aproximar os estudantes da extensão e da pesquisa através do Pibic e Paidex Júnior. “Somos a única escola que oportuniza isso para os alunos: uma bolsa de estudos na qual os estudantes recebem um valor de R$ 200,00 e eles participam de projetos juntamente com a extensão e a pós-graduação, onde conversam com acadêmicos da graduação e alunos do mestrado e do doutorado. Esses projetos são bem significativos na formação deles. Com certeza tornam os adolescentes mais maduros, responsáveis e mais preparados para o Ensino Superior”, relata Dalbosco. 

Faça parte do Integrado UPF
As inscrições de novos estudantes e o agendamento para as apresentações da proposta pedagógica podem ser realizados até 15 de novembro, na página do Integrado UPF. As matrículas ocorrerão nos dias 6, 7 ou 9 de dezembro e os documentos necessários do candidato para o processo são uma foto 3x4, fotocópia do RG, CPF e certidão de nascimento, histórico escolar ou atestado de frequência do Ensino Fundamental (documento original e uma cópia), e comprovante de residência. Já os pais ou responsáveis necessitam apresentar fotocópia do RG e CPF.

São oferecidas 3 turmas de, no máximo, 35 vagas por turma, mais 15 vagas para as Bolsas Integrais no Programa Gratuidade Educacional para a Educação Básica (Lei Nº 12101/2009).

Mais informações podem ser obtidas no edital, pelo telefone (54) 3316-8180 e no site www.integradoupf.com.br.