Engenharia de Produção da UPF é premiada com título inédito em Simulação Computacional
04/10/2019
16:46
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O curso de Engenharia de Produção da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi premiado no Desafio Nacional Lean Simulation, na modalidade FlexSim, na qual a equipe conquistou a terceira colocação. O resultado foi anunciado na terça-feira, dia 1º de outubro.
O Lean Simulation é um desafio Nacional de criação de exercícios relacionados à gestão e à engenharia de produção. Nessa categoria, com o uso do software FlexSim, foi trabalhada uma simulação computacional. A equipe simulou o ambiente de um setor fabril em uma situação real, e depois promoveu melhorias, simulando um novo ambiente.
A entrega da premiação vai ocorrer durante o Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP), que será realizado em Santos, São Paulo. A UPF competiu com uma equipe nessa categoria. “É o primeiro ano que competimos nessa categoria e já conseguimos obter um excelente resultado”, destacou o professor Me. Anderson Hoose.
Como premiações, a UPF vai receber duas licenças full do FlexSim Educational; e os alunos e professor vão receber um tablet cada um.
A equipe que conquistou o terceiro lugar competiu com a denominação de UPF Lean Manufacturing, integrada pelos acadêmicos Cezar Leandro Petri; Cristian dos Santos Ceccagno e Conraddo Daroit Aversa. A equipe foi orientada pelo professor Me. Anderson Hoose. “O desafio com o uso da simulação computacional exigiu muita disciplina e determinação da equipe, pois o tempo foi limitado quanto ao uso do software e elaboração de toda a modelagem de simulação”, comenta o acadêmico Cristian. Para Conraddo, a relação dos conteúdos trabalhados em aula foi o diferencial da participação. “Importante que, participando dessa modalidade de competição, é possível agora relacionar os vários aspectos trabalhados no case com as disciplinas da Engenharia de Produção”, comenta. Já para Petri, o destaque foi o trabalho em equipe. “O trabalho em equipe na elaboração da simulação computacional nos trouxe muito aprendizado”, destaca.
De acordo com o professor Hoose, a competição com uso do software FlexSim vem firmar a Engenharia de Produção da UPF como referência a nível nacional, trabalhando com excelência os assuntos voltados à área de simulação computacional. “A partir da participação, já temos trabalhos de conclusão de curso sendo elaborados com uso do software FlexSim, simulando situações reais”, disse.
Notícias relacionadas
