Universidade

Encontros virtuais reforçam o espaço de diálogo com os estudantes

30/04/2020

14:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa

A fim de oferecer um espaço de acolhimento às demandas dos estudantes, a Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF) vem realizando uma série de encontros virtuais com os representantes acadêmicos. O objetivo é manter transparência das ações, o diálogo e a proximidade com os estudantes para debater sobre a realidade institucional frente ao momento imposto pelo enfrentamento da pandemia do coronavírus.  O último encontro ocorreu no final da tarde de quarta-feira, 29 de abril, e contou com a participação dos integrantes da Reitoria, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), diretórios e centros acadêmicos.

Durante a conversa, os estudantes relataram, dentre outros assuntos, as experiências que estão tendo com relação às atividades realizadas, neste período, de modo on-line. Também foram abordadas questões relacionadas às angústias dos estudantes e também explicadas todas as frentes em que a Universidade está atuando neste momento, não apenas na área acadêmica, mas também no auxílio ao enfrentamento da pandemia junto à comunidade.

Para a representante do Diretório Acadêmico Carlos Gomes da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), Andressa Wentz, é muito importante manter o contato direto dos estudantes com a Reitoria para que as demandas dos acadêmicos sejam atendidas. “Quando se dá espaço pra os estudantes falarem, a relação fica mais horizontal. Em um momento como esse, eu acho que é ainda mais essencial manter o diálogo e pensar coletivamente em maneiras de melhorar a situação dos acadêmicos”, frisa.

Já a estudante, Glória Maria de Oliveira, do Diretório Acadêmico Orguim da Rocha, pondera que assim como toda a sociedade, estamos vivenciando um momento atípico, que gera diversas dúvidas e incertezas. “O contato direto com a Reitoria, as reuniões semanais e a facilidade de acesso ao diálogo que a instituição proporcionou aos representantes da comunidade acadêmica funcionou para que possamos passar por esse período da melhor maneira possível. Essa atenção oferecida pela UPF para os relatos dos alunos e o empenho em sanar as dúvidas que surgem é essencial e facilita o enfrentamento desta situação”, salienta. 


De acordo com o representante da Dafamv Medicina Veterinária, Márcio Cristiano Varela, os encontros semanais com a Reitoria têm sido muito importantes para os Diretórios Acadêmicos. “A gestão sempre está receptiva e disposta a ouvir as sugestões e reivindicações dos alunos que representamos. Demonstram conhecimento e interesse no bom andamento da Instituição, sempre procurando nos orientar e apresentar alternativas a serem tomadas neste momento difícil de isolamento, a fim de proporcionar a melhor qualidade de ensino possível dentro desta condição que estamos vivendo.  É perceptível a preocupação que a Reitoria apresenta, para que os alunos se sintam satisfeitos, mesmo em tempos tão difíceis. Acredito que esta seja a maneira que a Reitoria encontrou para ouvir e atender opiniões e a necessidade dos acadêmicos. Agradeço a oportunidade em nome do DA, e esperamos representar todos os alunos do Curso de Medicina Veterinária através desta oportunidade”, destaca Varela.

A reitora da UPF, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, agradeceu os representantes estudantis por estarem fazendo um belíssimo trabalho de apoio e mediação, buscando ajudar e esclarecer, tanto questões acadêmicas, quanto financeiras, diante de um cenário repleto de incertezas e angústias.

Participaram do encontro representantes do DCE, Maria Fernanda Kammerich; Diretório Acadêmico de Enfermagem Mara Regina Caliari Tagliari, Marcelo Walker; Dafamv Medicina Veterinária, Márcio Cristiano Varela; DA Lagoa Vermelha, João Olimpio; Diretório Acadêmico Orguim da Rocha,  Glória Maria de Oliveira; Diretório Acadêmico América Latina Livre, Kauana Osório; Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas Paschoal Pasa, Lucas Karpinski Risson; Diretório ICEG B2, Franciele Nara Bernardelli Dos Passos; Diretório Acadêmico Carlos Gomes- FAC, Andressa Wentz; CACG Direito, Ana Luísa Teixeira; Diretório acadêmico Dr. Sabino Arias, Jocelino José Cygainski e o 
Diretório Acadêmico Santo Agostinho; Stefani Gomes e Carol Alberici.

As reuniões virtuais ocorrem todas as quartas-feiras.