Notícias UPF

Encontro on-line celebra o Dia do Contador

  • Por: Assessoria de Imprensa

Live foi realizada na terça-feira, 22 de setembro

“Ética e Legislação Contábil” foi o tema da “Conversa da Contábeis”, live realizada na terça-feira, 22 de setembro. A primeira edição do evento on-line também celebrou o Dia do Contador. A atividade foi promovida pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade de Passo Fundo (UPF) e mais de 200 pessoas assistiram a live.

Os debatedores foram Edí Cristiano Siqueira, integrante da Comissão de Estudo de Perícia Contábil do CRCRS; Vinicius R. Dinél, conselheiro do CRCRS, membro da 3ª Câmara de Ética e Disciplina e da Câmara de Recurso de Fiscalização do CRCRS, e Gustavo Ferres da Silveira, presidente do Sindicato dos Contadores de Passo Fundo, vice-presidente da Acisa Passo Fundo e diretor da Federação dos Contadores do Rio Grande do Sul. A mediação foi do professor Dr. Rodrigo Angonese, coordenador do curso de Ciências Contábeis, e do professor Me. Gustavo L. Brandli.

O evento também teve como objetivo oportunizar aos acadêmicos vivenciar o contexto que envolve a área profissional e estreitar as relações entre o curso da UPF e as entidades de classe. “Momentos como esse, que reúnem os profissionais da contabilidade, a academia, entidades de classe, são importantes, pois promovem a unidade e o fortalecimento da classe Contábil", enfatizou o coordenador do curso de Ciências Contábeis.

Ética e Legislação Contábil
O contador Edí Cristiano Siqueira apresentou o contexto que envolve a relação entre os profissionais da contabilidade que atuam na área da perícia. Segundo o Siqueira, para o profissional contábil, a rede de relacionamentos é tão importante quanto o conhecimento técnico. Para ele, o envolvimento do profissional com entidades de classe e comunidade é fundamental para a carreira.

Já o contador Vinicius Dinél destacou a atuação do Conselho Regional de Contabilidade do RGS (CRCRS) nas áreas de fiscalização e educação continuada. Em sua opinião, mesmo em um contexto de pandemia, as ações de educação continuada e de fiscalização, promovidas pelo CRC, continuam sendo realizadas de forma remota. 

E o contador Gustavo Ferres abordou os benefícios da presença do concorrente no mercado. Segundo Ferres, a concorrência, enquanto ética, promove uma rivalidade produtiva que fomenta o desenvolvimento das organizações.