Geral

Encontro debate a preservação dos recursos hídricos, da flora e da fauna regional

26/08/2016

00:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Imprensa/Coaju

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí realizou, nesta quinta-feira (25), sua reunião ordinária do mês de agosto, nas dependências da Faculdade de Educação, da Universidade de Passo Fundo (UPF). A pauta do encontro contou com dois importantes assuntos relacionados à preservação dos recursos hídricos, da flora e da fauna da região de abrangência da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí: a Nascente do Rio Jacuí e a Floresta Nacional de Passo Fundo (Flona).

A primeira parte da reunião contou com a explanação da atual situação da Flona, relacionada à reivindicação indígena, que pretende a posse permanente da Unidade de Conservação e a importância ambiental da floresta para as populações locais e regionais. O diretor da Flona, Adão Luiz da Costa Güllich, conduziu a explanação para plenária do Comitê.

A manhã foi finalizada com a apresentação dos resultados do trabalho de conservação ambiental da nascente “mãe” do Rio Jacuí, realizado pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), por mais de 10 anos. A apresentação foi conduzida pelos integrantes do Gesp Paulo Fernando Cornélio e Flávia Biondo da Silva.

Para o presidente do Coaju, Paulo Roberto Cervi, tanto as questões ambientais relacionadas à Flona quanto a recuperação ambiental da Nascente “Mãe” do Rio Jacuí são importantes para a sobrevivência das comunidades de atuação Comitê. “Serão agendadas reuniões futuras para tratar exclusivamente de cada assunto, de forma aprofundada”, disse.