Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Reprodução/UPF
Prova reuniu mais de 1,3 mil inscritos na UPF e mais de 550 mil acadêmicos em todo o Brasil. Exame realizado no domingo, 25, avalia o desempenho de estudantes
Com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, acadêmicos concluintes de diversos cursos da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, no último domingo, 25 de novembro, a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O Exame avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos acadêmicos com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
No Brasil, foram 27 áreas e 2.329 instituições avaliadas, totalizando 11.428 cursos. Ao todo, o Enade teve 550.842 acadêmicos inscritos, 36.902 inscritos somente no Rio Grande do Sul. Dentre os 1.585 locais de prova, esteve a UPF, que realizou o exame em 7 campi. A Universidade teve 1.324 acadêmicos vinculados inscritos para realizar o exame e somente em Passo Fundo, das 1.330 pessoas inscritas, 724 eram acadêmicos da UPF. Na Instituição, foram 31 cursos avaliados, 14 deles em Passo Fundo (9 bacharelados e 5 CSTs).
A prova avaliou bacharelados e licenciaturas no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e afins; e os Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Na UPF, as graduações que fizeram o Enade em 2018 foram Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Secretariado Executivo, Serviço Social, Comércio Exterior, Design de Moda, Design Gráfico, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Logística.
As notas do Enade são fundamentais para a produção de informações subsidiárias às ações que têm como propósito a indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sinaes. O resultado também serve de base para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A divulgação das notas será no dia 30 de agosto de 2019.
Teste de conhecimento
A coordenadora da Avaliação Institucional da UPF, professora Me. Jaqueline Morandini, explica que o Enade fornece insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior. “O exame tem por objetivo a verificação de competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes ao longo de sua formação profissional”, aponta a professora, destacando que, além disso, possibilita aos cursos de graduação o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas e avalia comparativamente a formação oferecida pelas instituições de ensino superior aos estudantes das respectivas áreas avaliadas. “Vale destacar que o exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar”, pontua.
A acadêmica do curso de Administração da UPF Sarandi, Fancieli Agati, realizou o Enade no domingo. Para ela, a prova não foi fácil, mas julga que é de fundamental importância para o graduando realizar o exame. “É por meio da nota do Enade que nós podemos saber se a Instituição cumpre com as exigências e prepara para o mercado de trabalho, bem como se atende ao nível mínimo de qualidade exigido pelo MEC”, destaca ela.
Outro ponto enfatizado por Francieli é o parâmetro que o exame oportuniza aos ingressantes do ensino superior. “A nota é um dos indicadores que revela aos calouros qual a melhor instituição para realizar o seu curso. Por meio do resultado, eles podem avaliar o quão conceituada é a faculdade ou universidade”, reitera ela, que se orgulha em cursar uma graduação que tem conceito 4. “Isso faz a diferença. Temos que fazer uma análise desses indicadores antes de iniciar um curso”, considera a acadêmica.
Enade em números
No Brasil:
27 áreas avaliadas
1.585 locais de prova
2.329 instituições avaliadas
11.428 cursos avaliados
550.842 acadêmicos inscritos
Na UPF:
7 campi sediaram a prova
31 cursos avaliados
14 cursos avaliados em Passo Fundo (9 bacharelados – 5 CSTs)
4 cursos avaliados em Casca (3 bacharelados – 1 CST)
3 cursos avaliados em Sarandi (3 bacharelados)
3 cursos avaliados em Carazinho (3 bacharelados)
3 cursos avaliados em Soledade (3 bacharelados)
3 cursos avaliados em Lagoa Vermelha (3 bacharelados)
1 curso avaliado em Palmeira das Missões (1 bacharelado)
1.324 acadêmicos inscritos vinculados à UPF realizaram o exame
1.330 estudantes realizaram a prova em Passo Fundo, 724 eram acadêmicos da UPF
600 acadêmicos inscritos nos campi
Notícias relacionadas