Universidade

Em tempos de pandemia, UPF prima pela segurança e cuidados à saúde

23/07/2021

15:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Para a prevenção à transmissão da Covid – 19 é preciso manter os cuidados de distanciamento social, higiene e as medidas de proteção respiratória

Para proporcionar um ambiente seguro à comunidade acadêmica, a Universidade de Passo Fundo (UPF) adota todas as medidas necessárias para mitigar a disseminação da Covid-19. As atividades acadêmicas ainda estão em modalidade híbrida, com algumas práticas de forma presencial. Os espaços e setores da UPF, como secretarias, laboratórios e bibliotecas, continuam em funcionamento, ainda que, eventualmente, com atendimento reduzido. A estrutura da Universidade, tanto em Passo Fundo quanto nos campi, está adaptada e planejada para o enfrentamento à pandemia.

Assim que iniciou a pandemia do Coronavírus, a Universidade já se mobilizou e criou orientações on-line em relação à prevenção da doença. No site da Instituição, www.upf.br/coronavirus, estão todas as informações sobre as medidas necessárias e adotadas.  A FUPF também conta com um Centro de Operação e Emergência em Saúde para a Educação (COE) para prevenção e controle da Covid-19.

A médica Deise Terra Affonso, que é uma das representantes da área de Medicina e Segurança do Trabalho da UPF no COE, listou algumas medidas preventivas importantes nas ações diárias, no trabalho e na prática das atividades acadêmicas presenciais:

- usar máscara de proteção individual durante todo o tempo em que permanecer na UPF;
- utilizar roupas e calçados de fácil higienização;
- evitar acessórios como anéis e pulseiras;  
- trazer água, uma vez que os bebedouros dos prédios da Universidade não podem ser utilizados em função da pandemia;
- seguir as indicações de fluxos de acesso e saída dos prédios;
- ao chegar no prédio, setor, laboratório  ou sala de aula, manter o distanciamento mínimo de 1,5 metro de outras pessoas;
- evitar abraços e apertos de mãos;
- higienizar as mãos lavando-as com água e sabão ou com solução alcoólica 70% antes e após realizar as atividades;
- não compartilhar materiais com colegas;
- higienizar os materiais utilizados antes e depois do uso.
 
A Dra. Deise ressalta que, caso o estudante possua um familiar que resida no mesmo domicílio com sintomas gripais, não deve comparecer às atividades presenciais;  igualmente, se apresentar algum sintoma gripal, não se dirigir à Universidade e procurar um médico. E se os sintomas aparecerem durante as atividades na UPF, informar ao seu professor ou supervisor do setor, para os encaminhamentos necessários.  

Dúvidas podem ser esclarecidas no Sesmt, pelo telefone (54) 3316-8149 e e-mail sesmt@upf.br.