Pesquisa e Inovação

Egresso de Odontologia tem trabalho reconhecido por instituição internacional

22/12/2021

09:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ulysses Lenz, que agora é mestrando do PPGOdonto, realizou pesquisa na área de materiais dentários durante o Trabalho de Conclusão de Curso

O egresso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Ulysses Lenz, que agora é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Odontologia da UPF, recebeu uma distinção internacional da Academy of Dental Materials (ADM). O ADM Student Award premia um aluno do curso de graduação que se destaca na área de materiais dentários.

O projeto de pesquisa realizado por Lenz durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) avaliou, pelo período de dois anos, a interface adesiva (resistência e longevidade) da zircônia tetragonal parcialmente estabilizada por ítrio, material comumente utilizado em “coroas dentárias”. “Esse projeto resultou em dois artigos internacionais”, conta Lenz, que teve a orientação do professor Dr. Álvaro Della Bona.

Premiação e incentivo à pesquisa

Lenz foi o quinto acadêmico da Faculdade de Odontologia da UPF a receber essa premiação desde 2005. Esta é uma distinção internacional aos premiados que tem sua dedicação à área de materiais dentários reconhecida e incentivada para prosseguir com esse interesse. Os agraciados recebem uma placa como prêmio e seus nomes são adicionados à placa de premiados, que é assinada pela presidência do ADM e permanece com o representante local.

“O Ulysses foi meu bolsista de Iniciação Científica desde o segundo semestre dele no curso de Odontologia. Durante esse tempo, além de ser um excelente aluno, ele também foi muito dedicado e participativo nos projetos de pesquisa do nosso Grupo de Pesquisa em Biomateriais e Biotecnologias. Os dois artigos internacionais relevantes na área de adesão a cerâmicas o credenciou para que eu o indicasse ao prêmio que ele acabou recebendo”, explica o professor Dr. Álvaro Della Bona, que é ex-presidente da ADM e o representante local da Instituição.

A entrega da placa ocorre, geralmente, na época da formatura, mas devido às restrições impostas pela pandemia, o prêmio foi entregue recentemente.

“Para mim, é uma grande honra e felicidade ser reconhecido por essa organização científica, uma das maiores do mundo. Por isso vou ser eternamente grato por todas as oportunidades que tanto o professor Álvaro, através do PPGOdonto, quanto a própria UPF, me deram durante minha trajetória”, ressalta Lenz, que, atualmente, cursa mestrado em Clínica Odontológica por meio do PPGOdonto da UPF, com bolsa Capes de 20h semanais.

Quer viver experiências imersivas?

Você também pode viver experiências imersivas em uma das maiores universidades do mundo, assim como Ulysses Lenz. A Universidade de Passo Fundo (UPF) dispõe de 50 cursos de graduação presenciais em diversas áreas do conhecimento, além de oito opções de cursos em modalidade híbrida de ensino. São várias formas de ingresso disponíveis e com inscrições abertas. Para mais informações acesse www.upf.br/ingresso.