Ensino

Egresso da UPF conquista primeiro lugar no Prêmio Saint-Gobain

20/03/2019

15:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Em sua 6ª edição, prêmio é considerado o maior e mais prestigiado da arquitetura brasileira

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) Leonardo Zanatta conquistou o primeiro lugar no Prêmio Saint-Gobain, considerado pelo setor da construção civil brasileira o maior prêmio da atualidade e o de maior prestígio e também referência na América Latina. A entrega do prêmio ocorreu no dia 14 de março, na Casa Natura Musical em São Paulo. 

O projeto de Zanatta teve como tema uma estação de trens de alta velocidade na cidade saudita de Jeddah, confrontando a proposta atual idealizada pelo arquiteto britânico Norman Foster, propondo uma alternativa mais sustentável ao edifício atual. “Fazendo uso de ferramentas de design paramétrico e de análises de desempenho do edifício, foi possível comprovar a eficiência das estruturas criadas para minimizar o ganho térmico, algo extremamente importante em um país onde as temperaturas podem passar dos 50ºC no verão”, explicou o arquiteto. Para poder viabilizar o projeto em termos de legislação, o egresso fez uma parceria com estudantes da Effat University de Jeddah para que tudo pudesse estar de acordo com a realidade, sem nenhum tipo de incoerência.

Em sua 6ª edição, o Prêmio já laureou escritórios e arquitetos de grande destaque no cenário nacional. No ano passado, o vencedor foi o escritório AlephZero, que, poucos meses depois, ganhou o prêmio de arquitetos emergentes do RIBA (Royal Institute of British Architects), considerado um dos mais importantes do mundo, com o mesmo projeto. Para o egresso, receber esse prêmio é bastante estimulante. “Tenho outros concursos e prêmios no meu portfólio, mas o Saint-Gobain é um nível diferente de premiação. Apenas os escritórios e arquitetos de maior influência no Brasil chegaram ao ponto de alcançá-lo, então, eu acho que é um indício de que estou trilhando um bom caminho com meu trabalho”, pontuou.