Geral

Egressa da UPF é homenageada durante Congresso de Dermatologia

15/05/2018

17:38

Por: Arteiras Comunicação. Edição: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Graduada pela UPF, médica gaúcha foi responsável pelo desenvolvimento da cirurgia para celulite de grau avançado

Após ser agraciada, no ano passado, com o Annual Lawrence M. Field, MD, Honorary Lecture, a maior premiação internacional de cirurgia dermatológica, a médica gaúcha Dóris Hexsel foi homenageada no 30º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, realizado em Belo Horizonte, na última semana de abril. A profissional é graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (FM/UPF), onde foi professora de Dermatologia entre 1990 e 1999.

O presidente da última edição do congresso, Dr. Gabriel Gontijo, ressaltou a importância da egressa da UPF para a área da dermatologia durante a abertura do evento.  “Doris Hexsel abre as portas do mundo para dermatologia brasileira. Seu nome está em todas as aulas citadas pelos dermatologistas internacionais. Doris, você é um orgulho para nós, imenso. Somos gratíssimos a você. Saiba que você representa a dermatologia lá fora e aqui no Brasil. Muitíssimo obrigado”, disse Gontijo.

O reconhecimento teve como base os mais de 150 trabalhos publicados internacionalmente pela Dra. Doris Hexsel, que foi a primeira brasileira e 5ª médica no mundo a ser reconhecida pelo Congresso Anual da Sociedade Americana de Cirurgia Dermatológica (ASDS). 

Entre os diversos estudos desenvolvidos pela profissional se destacam o pioneirismo no uso de cânulas para preenchimentos faciais em zonas de risco e o desenvolvimento da cirurgia da celulite, chamada Subcision®, considerada o tratamento mais eficaz para celulite de grau avançado. A técnica levou Dra. Doris Hexsel ao reconhecimento internacional como a maior expert em celulite no mundo.   

Outros trabalhos de destaque incluem os campos de efeitos das toxinas botulínicas e técnicas de preenchimentos na face e no corpo, tendo publicado o primeiro capítulo da cirurgia dermatológica em preenchimentos genitais femininos e para o aumento de glúteos. 

O reconhecimento reflete, positivamente, na agenda da profissional. Na próxima semana, ela estará em Miami palestrando para mais de uma centena de médicos. Em junho, como vice-presidente da Sociedade Internacional de Cirurgia Dermatológica (ISDS), Dra. Doris Hexsel vai participar do congresso anual da ISDS, em Roma. Em seguida, no Vietnã, promoverá juntamente com a Dra. Márcia Ramos e Silva, o Rio de Janeiro como cidade candidata a sediar o próximo Congresso Mundial de Dermatologia de 2023. 

Sobre a Dra. Doris Hexsel
Dra. Doris Hexsel é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, diretora médica das Clínicas Hexsel de Dermatologia (Rio de Janeiro e Porto Alegre) e a principal Investigadora do Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia. Membro do Conselho da ISDS (International Society for Dermatologic Surgery), participa do ITMP (International Travel Mentorship Program) e do JWG (Journal Work Group) da ASDS (American Society for Dermatologic Surgery). A profissional se formou e foi professora de Dermatologia da Universidade de Passo Fundo e do Serviço de Residência em Dermatologia da PUC-RS.