Universidade

Editor de conteúdo do BBB23 palestra no lançamento Especialização em Comunicação Digital Estratégica

07/06/2023

14:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Jornalista formado pela UPF, Fábio Rosso compartilhou suas experiências como produtor, editor e estrategista de conteúdo web do site G1, da Globo

Produzir conteúdos para redes sociais exige pensar em estratégias para cada uma das mídias. Esse foi o elemento central do bate-papo realizado na noite de ontem (06/06) para o lançamento da 2ª edição da Pós-Graduação em Comunicação Digital Estratégica. O palestrante convidado foi Fabio Rosso, egresso do curso de Jornalismo da UPF. O encontro aconteceu de forma remota e foi aberto a todos os alunos do curso de Jornalismo e às pessoas interessadas na especialização. O evento foi organizado pelas coordenadoras do curso de especialização, Nadja Hartmann e Bibiana Friderichs. 

O convidado, Fabio Rosso, se formou em Jornalismo pela UPF e após fez três cursos de Pós-Gradução:   Cinema e Linguagem Audiovisual (Universidade Cândido Mendes), Roteiro para Cinema, TV, Web e Multiplataformas (Universidade Veiga de Almeida) e Comunicação e Marketing Digital (Estácio de Sá). Hoje cursa Bacharelado em Teatro na Casa de Artes Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Além de estágios durante a graduação nas áreas de Assessoria de Imprensa, jornal impresso e TV, Fábio iniciou sua trajetória como profissional na área de produção, tendo atuado na RBS TV Erechim, Blumenau e Porto Alegre, de onde saiu após receber um convite para trabalhar no site Gshow, da Globo, onde permaneceu por oito anos, como produtor, editor e estrategista de conteúdo web. Durante este período, foi o editor responsável pelo conteúdo web de mais de 25 séries produzidas pela emissora, novelas e mais recentemente, foi um dos editores web do BBB23. 

Durante a palestra que teve como tema “Se o conteúdo é rei, a distribuição é rainha”, o jornalista compartilhou com os participantes a importância de conhecer o seu público e saber o que cabe em cada rede. “Muitas vezes, o próprio conteúdo é o produto, mas de nada adianta se o seu público não encontrar”, afirmou, lembrando que cada plataforma possui características diferentes. “Você pode até ter um conteúdo macro, mas o que deste produto nós vamos trazer para outras plataformas?”, questionou. Além disso, o convidado ressaltou como é necessário conhecer o que o seu público quer saber para definir a melhor abordagem. “Não precisamos de mais conteúdos, precisamos de conteúdos relevantes”. Falou também da importância do profissional que atua na área se adaptar às mudanças e deixou um conselho aos alunos de graduação que acompanhavam o evento: “Façam estágios porque somos as nossas experiências!”.

Inscrições abertas
O curso de Pós-graduação em Comunicação Digital Estratégica está com inscrições abertas até o dia 06 de julho para profissionais com graduação em Comunicação Social e áreas afins, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Marketing, Design Gráfico e Administração. A especialização tem a duração de 16 meses e busca apresentar possibilidades e novas perspectivas dentro da comunicação digital. Clique aqui para saber mais e fazer sua inscrição.