Integrado

Diversão, emoção e aprendizado: Intercâmbio Literário do Integrado UPF incentiva leitura

26/04/2022

09:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Estudantes do 8º e 9º do ensino fundamental expõem trabalhos em atividade de fechamento do evento

Para o poeta Mario Quintana, “o verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê”. É esse analfabetismo que o Intercâmbio Literário, primeiro evento realizado com as turmas de 8º e 9º do ensino fundamental do Centro de Ensino Médio Integrado UPF entre os dias 18 e 23 de abril, quer evitar. Contando com atividades de troca de livros, gibis, leituras dramáticas, contação e criação de histórias, o Intercâmbio buscou incentivar a leitura e a escrita criativa entre os jovens. 

Após uma semana de experiências enriquecedoras, os estudantes foram convidados a expor seus trabalhos no “Compartilhando Histórias”, atividade de fechamento do evento que foi realizada na manhã do sábado, 23 de abril. Na ocasião, eles puderam apresentar aos pais os contos escritos durante as aulas de Educação Literária, além de, também, as capas digitais das obras confeccionadas pelos estudantes na disciplina de Cultura Digital. Durante o encerramento, exibiram, ainda, os desenhos feitos sobre cenas dos contos na disciplina de Arte Plástica, e cantaram acompanhados do professor. Rafael Terres, docente de Arte Musical. 

A comunicação entre as disciplinas é um dos diferenciais oferecidos pelo Integrado UPF. O diretor da escola, professor Jonir Dalbosco ressalta que a interação é fundamental para a criação de bons profissionais e humanos. “Esse processo todo instiga o desejo, a vontade, o querer criar, o estar envolvido. As pessoas que leem protagonizam suas vidas, profissionalmente falando e pessoalmente falando. Agradecemos o envolvimento dos jovens que tão pronto chegaram e já se envolveram em uma jornada como essa”, aponta. 

Uma das organizadoras do evento, a professora de Educação Literária, Michele Palaoro, reafirma a importância de criar bons hábitos literários. “O Intercâmbio Literário agregou muito em trabalho em equipe, diálogo, troca de experiências. Eles construíram tudo isso juntos. A leitura abre caminhos e possibilidades. Ela não é uma fuga, ela emociona e diverte. Ler é tudo de bom”. 

Uma paixão passada por gerações

Isabella está no 8º ano


Aos 13 anos, Isabela Dall’Magro aceitou de bom grado o desafio feito pelas disciplinas e pôde, em parceria com seus colegas, compartilhar a paixão pela leitura que tem há tempos. “Foi muito interessante para estimular a nossa criatividade e trabalharmos em equipe. Sempre gostei muito de ler e tenho certeza que isso me ajudou muito a desenvolver o conto. Fico um pouco nervosa de estar na frente de várias pessoas, mas, juntos conseguimos”, conta a estudante do 8º ano. 

Sentada logo em uma das primeiras filas, a sua mãe, Alessandra Dall’Magro não esconde o orgulho em ver a filha mais velha se apresentando na nova escola. “Fico muito feliz e emocionada de ouvir depois de quase trinta anos da minha adolescência grandes nomes da literatura nacional lidos pelos jovens. Para eles, também são de grande importância esses momentos, já que são neles que começam a ter desenvoltura para falar em público e a serem semeados pela cultura”, relata.