Geral

De olho no céu: saiba quais são os principais fenômenos astronômicos de 2022

03/01/2022

11:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli e Unsplash

Eclipse total de Lua e planetas visíveis a olho nu estão entre os destaques do novo ano

Observar o céu sempre rende bons momentos. Mas a ocorrência de fenômenos astronômicos desperta ainda mais curiosidade quanto ao que parece tão distante e pouco conhecido. E para os apaixonados por astronomia, ou para quem apenas gosta de olhar para o céu, 2022 terá a ocorrência de alguns eventos importantes. O professor do curso de Física Dr. Alisson Giacomelli elencou alguns dos principais. Confira as datas e anote na agenda: 

Lua e planetas próximos
Já no início do ano, será possível observar a proximidade aparente de alguns planetas com a Lua. No dia 4 de janeiro, vamos poder ver a Lua e Saturno próximos no céu. Já no dia 5 de janeiro, a Lua estará próxima de Júpiter. Mais adiante, no dia 27 de fevereiro, será a vez de conferir a proximidade aparente da Lua com o planeta Marte. O professor lembra que esses objetos não estarão de fato próximos no céu, mas que por é uma questão de ponto de vista a partir da Terra, veremos eles bem pertinho. 

Eclipse total da Lua

Eclipse total da Lua será na noite do dia 15 de maio

No entanto, o principal evento astronômico do ano ocorre em maio. Mais precisamente na noite do dia 15 e madrugada do dia 16, quando poderemos observar um eclipse total da Lua. Considerado relativamente raro, esse fenômeno ocorre quanto a Lua fica com um aspecto mais avermelhado. Em Passo Fundo, o eclipse poderá ser visto a olho nu a partir das 23h. O eclipse total será por volta da 1h de madrugada.

Planetas visíveis
Entre os meses de julho e agosto voltaremos a observar alguns planetas. Saturno, Júpiter, Marte e Vênus poderão ser vistos a olho nu durante quase toda a noite. 

Solstícios e equinócios
Além dos eventos citados, Giacomelli destaca que a astronomia também explica as mudanças nas estações do ano, quando ocorrem os solstícios e equinócios. Em 2022, o Equinócio de Outono ocorre no dia 23 de março e o de Primavera em 22 de setembro. Já os Solstícios de Inverno e Verão serão nos dias 21 de junho e 21 de dezembro, respectivamente. 

Sempre vale uma olhadinha no céu
Para quem se interessa pelo tema, o professor Alisson ressalta que o céu sempre tem coisas interessantes para se observar. “Por mais que, no geral, as pessoas sempre busquem algum evento mais magnífico como, por exemplo, um eclipse, a passagem de um cometa ou algo do tipo, sempre há coisas muito interessantes para observar no céu, como, por exemplo, planetas do sistema solar que são visíveis a olho nu, identificar as constelações e as próprias fases da lua. Então, existem muitos eventos que são interessantes e sempre vale uma olhadinha para o céu”, conclui.