Geral

De Nova Bassano para o Shark Tank Brasil

15/10/2019

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Ex-estudante da UPF, que participou do Shark Tank Brasil, compartilhou sua experiência sobre empreendedorismo com acadêmicos da Universidade

O CEO da empresa Criativando, Jonathan Tebaldi, que foi estudante do curso de Design Gráfico da Universidade de Passo Fundo (UPF), conversou com acadêmicos da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) na sexta-feira, 11 de outubro. Tebaldi participou do reality show Shark Tank Brasil e conquistou R$ 450 mil para investir no seu negócio. A atividade na UPF foi promovida por meio da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pela professora da FAC Me. Valmiria Antonia Balbinot. 

De Nova Bassano, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, com cerca de 9 mil habitantes, para o Shark Tank – versão brasileira do reality show norte-americano com investidores interessados em dar apoio financeiro a grandes ideias de empreendimento. Mas como chegou lá? Tebaldi revelou que não foi nada fácil. Muitas dificuldades e momentos de crise permearam o caminho. “Tínhamos uma pequena gráfica em Nova Bassano, que fazia pulseiras e ingressos. A gráfica cresceu, fomos para um prédio maior e a cada ano duplicava o tamanho da empresa. Em três anos, eu tinha uma gráfica completa e brigava com gente grande. Em 2015, veio a crise e me levou junto”, resumiu Tebaldi. 

Na crise, Tebaldi precisou se reinventar. “Tinha máquinas da gráfica, criatividade, mas estava fazendo o mesmo que todo mundo. Tinha que me reinventar e fazer algo que ninguém estava fazendo”, relembrou.

De gráfica ao negócio com papel de parede
Com um nome nada criativo e com investimento forte em anúncios de revistas do ramo de decoração e arquitetura, mais uma vez o negócio não deu muito certo. Mas o mercado de decoração era promissor. Foi então que, em 2017, criaram uma startup. “Não sabia nem o que era uma startup na época. Depois de entender, entramos no programa StartupRS Digital do Sebrae e, ao final, recebemos nosso primeiro aporte de um grupo de investidores para começarmos a Criativando”, contou Tebaldi. 

A Criativando é uma plataforma que conecta designers, arquitetos e lojistas, possibilitando que eles criem papel de parede personalizado sob demanda. A empresa também desenvolve modelos de papel de parede com realidade aumentada, que vão desde modelos que auxiliam a alfabetização até modelos com jogos. Por meio de um aplicativo no smartphone, a câmera detecta o conteúdo presente no papel de parede e apresenta a história associada a tal conteúdo. 

No final de junho de 2019, a startup gaúcha de Nova Bassano conquistou R$ 450 mil no Shark Tank e promete crescer ainda mais.

A startup também é investida pela Aceleradora Ventiur, que é a mais nova parceira da UPF no Programa de Investimento e Aceleração de Startups, que visa atrair recursos de investidores para a criação de um fundo e buscar empresas que serão aceleradas e investidas. 

Acesse aqui para saber mais sobre o curso de Design Gráfico, que está com as incrições abertas para o Vestibular de Verão.