Extensão

Cursos de extensão UPF: qualificação e aperfeiçoamento

03/06/2020

09:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade diversas possibilidades de atualização, qualificação e aperfeiçoamento profissional. Uma delas se dá por meio dos cursos de extensão, que são formações rápidas, práticas e atualizadas, nas diferentes áreas do conhecimento.

Conheça os cursos de extensão que estão com inscrições abertas:

Apreciação Musical Brasileira
Voltada aos músicos profissionais, estudantes de Música, amantes e apreciadores da música brasileira e à maiores de 12 anos, a formação tem como objetivos valorizar a vasta cultura musical brasileira, oportunizar a criação de ouvintes mais conscientes, democratizar o acesso a música, incentivar a escuta da música como forma de entretenimento e lazer, e qualificar o ouvido analítico musical.

Interessados em participar podem se inscrever neste link. O curso acontece de 15 de junho a 26 de outubro, sempre às segundas-feiras, das 20h às 21h30min, via Google Meet. As aulas terão como ministrante o professor da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), Me. Marcio Luiz Tolio.

Marketing político, estratégia e gestão
O cenário atual, com as consequências da crise econômica e da pandemia do novo coronavírus, fazem com que a ocupação de cargos eletivos e políticos tenham a necessária participação de profissionais de gestão, que devem colocar em prática conhecimentos e habilidades típicas da administração. Diante disso, a UPF oferece uma ótima oportunidade de qualificação por meio do curso de extensão “Marketing político, estratégia e gestão”.

Os participantes poderão compreender as estratégias de governo, a formulação de políticas públicas, a operacionalização dos programas e os modelos de gestão pública. Além disso, os cenários e ambientes em períodos eleitorais e as possibilidades de uso de inteligência política para potencializar as campanhas eleitorais são assuntos abordados durante a formação.

O curso ocorre de forma on-line, por meio de ferramenta de web conferência. As inscrições podem ser realizadas no link até o dia 29 de julho.

Educação continuada em análises clínicas
A formação objetiva capacitar os profissionais com conhecimento clínico, revisando e aprimorando o aprendizado dos princípios fisiopatológicos que envolvem o diagnóstico laboratorial. Interessados podem se inscrever aqui.

O curso já iniciou e segue com atividades até 17 de julho de 2021, com aulas nas sextas-feiras, das 19h às 22h, e nos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e das normativas institucionais do Ministério da Educação, os encontros são ministrados por videoconferência, via Google Meet.

Prática textual – Textualidade, argumentação e sentido
O curso se justifica pela necessidade que as pessoas apresentam em conhecer e dominar a estrutura e as peculiaridades de produções textuais, especialmente as argumentativas, visto que são as mais produzidas socialmente, seja na esfera educacional ou na esfera de trabalho. A formação, que ocorre de 8 a 22 de junho, em EaD e no uso do Moodle da UPF, inscreve neste link.

Cirurgia e anestesia a campo em equinos
Até o dia 11 de setembro, profissionais da área da Medicina Veterinária podem se inscrever para o curso de extensão “Cirurgia e anestesia a campo em equinos. Com programação teórica e prática, a atividade ocorre de 18 a 20 de setembro, no Hospital Veterinário, Campus I da UPF. As inscrições devem ser feitas aqui.

De acordo com os organizadores do curso, a cirurgia e anestesiologia em equinos compreendem uma ampla gama de conhecimentos. Pensando em complementar a formação e visando atender a demanda dos profissionais e acadêmicos que, cada vez mais, procuram o aperfeiçoamento nas mais distintas áreas da medicina veterinária, principalmente na especialidade da cirurgia, foi desenvolvido o curso.

Atualização para instrutores de trânsito
A formação é voltada para os instrutores que concluíram o curso de formação há cinco anos ou mais, visando qualificar a ação pedagógica dos profissionais de trânsito que atuam em CFCs. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de agosto, acessando este link.

O curso é dividido em três módulos, que abordarão questões sobre atribuições e responsabilidades profissionais do instrutor de trânsito; orientações a respeito de conteúdos desenvolvidos nos cursos de formação de condutores; e o papel do instrutor teórico e prático como facilitador de aprendizagem.

Avaliação psicológica do curso de Instrutor de Trânsito
A UPF promove a avaliação psicológica do curso de Instrutor de Trânsito. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de agosto, acessando aqui.

Para participar do curso é necessário ter idade mínima de 21 anos; ter carteira de habilitação há dois anos em qualquer categoria; ter escolaridade mínima comprovada de ensino médio completo; e ter sido aprovado na avaliação psicológica para fins pedagógicos. A carga horária total é de 180 horas/aula, sendo que as aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 19h20min às 22h35min. Clique no link e obtenha mais informações. O curso de Instrutor de Trânsito está previsto para ocorrer de 31 de agosto a 4 de novembro.

Infrações de trânsito, penalidades e medidas administrativas – módulo avançado
O curso tem como escopo levar ao entendimento dos profissionais a importância do conhecimento aprofundado na temática para a melhor aplicação da lei e o exercício de defesa das penalidades previstas. As inscrições podem ser feitas aqui. A formação ocorre nos dias 21 e 22 de agosto.