Integrado

Curso Técnico em Enfermagem realiza “Bingo da Saúde” em Casca

24/04/2019

09:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso Técnico em Enfermagem do Centro de Ensino Médio Integrado UPF, unidade de ensino Casca, promoveu a atividade “Bingo da Saúde”. A ação, que foi desenvolvida durante o estágio de saúde pública, com o grupo Hiperdia, teve o objetivo de trabalhar a educação em saúde com pacientes diabéticos e hipertensos, proporcionando aprendizado de forma divertida. A iniciativa foi realizada no dia 9 de abril, no Salão Comunitário Consoladora, de Casca.

No “Bingo da Saúde”, cada bola do globo contemplava uma informação sobre o tema prevenção do câncer de pele. Acompanharam a atividade a professora Jeanice Fernandes, a enfermeira Cristina Faresin e a médica Joana A. B. de Oliveira. Segundo a acadêmica Vanessa Machado, a prática foi criativa. “Através do bingo, trouxemos informações e estabelecemos uma relação de interação e vínculo com os pacientes. Além disso, essa ação estimulou a atenção, a concentração e o interesse dos idosos em escutar o número, marcar na cartela e escutar a orientação em saúde”, comentou.

Para o estudante Luis Henrique Araujo, o estágio de saúde pública foi uma experiência enriquecedora. “Aprendemos vários procedimentos que envolveram os cuidados de enfermagem, possibilitando associar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a prática. Conhecer a rotina dos serviços de saúde e entender como esse serviço funciona na comunidade é fundamental para termos uma base e estarmos aptos ao mercado de trabalho”, relatou.

Conforme a enfermeira Cristina, é importante poder aliar o conhecimento técnico à prática. “Durante a participação do grupo nas atividades realizadas no Hiperdia, os estagiários apresentaram, de maneira lúdica, os métodos de prevenção em saúde, e além de adquirirem conhecimento, o transmitiram”, disse.

Na opinião da médica Joana, o estágio é a fase que mais acrescenta no aprendizado. “Poder compartilhar um pouco do dia-a-dia da estratégia de saúde da família é muito gratificante, pois assim podemos mostrar a rotina básica que vivenciamos. Em troca, temos novos olhares sobre as atividades do cotidiano da equipe, o que traz novas ideias para colocarmos em prática na comunidade”, finalizou.

O Integrado UPF é vinculado à Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF).