Ensino

Curso de Arquitetura publica primeira edição do “The Architecture”

08/09/2020

12:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O universo da arquitetura e urbanismo é abordado em jornal de bolso produzido por acadêmicos e professores da UPF

Já pensou em construir um jornal para falar de arquitetura? Essa foi a ideia desenvolvida por professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). O “The Architecture” teve sua primeira edição publicada neste mês de setembro e reúne um conteúdo dinâmico voltado para o universo da arquitetura.

De acordo com coordenador do curso, professor Me. Carlos Leonardo Sgari Szilagyi, o projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Acervo, Projetos e Concursos (Laproc) do curso de Arquitetura e Urbanismo. “A ideia surgiu das aulas de crítica arquitetônica, onde sempre relato a importância de divulgar a arquitetura e urbanismo para o público em geral, que conhece de maneira muito superficial o que fazemos, como fazemos e porque fazemos. Com esse espírito procurei estudantes interessados em trabalhar comigo nesta ideia”, contou Szilagyi.

O objetivo do projeto era de divulgar assuntos relacionados a arquitetura e urbanismo, envolvendo os estudantes do curso e contribuindo para que a comunidade acadêmica de forma geral pudesse conhecer um pouco mais sobre essa área de atuação. “Desde que vi a proposta do estágio voluntário, fiquei interessada nos objetivos e atividades do Laproc, em especial a criação do jornal. Sinto-me orgulhosa por fazer parte da equipe e participar da primeira edição do ‘The Architecture’, pois é algo que ficará na história da UPF. E essa ideia veio a calhar com a situação atual, pois é algo que nos traz sentido nesse momento, quando nos afastamos, de certo modo, do cotidiano acadêmico”, contou a acadêmica do curso Caroline Capellari.

Todo conteúdo produzido é relacionado a arquitetura e urbanismo, dessa forma há informações sobre concursos da área, textos de opinião, palavras cruzadas, charges e artes. “A publicação do The Architecture é importante, enquanto professor, por ser uma excelente forma de divulgar conteúdos complexos de forma simples e educativa e também das atividades que realizamos dentro do laboratório. Enquanto arquiteto e urbanista é um ótimo meio de divulgar conteúdo para o público leigo, trazendo dados técnicos e opiniões profissionais, divulgando a profissão ao mesmo tempo em que se desenvolve o lado crítico sobre o tema”, destacou o professor Szilagyi.

Confira abaixo a primeira edição do The Architecture ou acesse AQUI e baixe o arquivo para leitura.