Notícias UPF

Curso capacita veterinários para controle e erradicação da brucelose e tuberculose

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Inscrições estão abertas para a 4ª edição do curso que é promovido pela Faculdade de Medicina Veterinária da UPF

O curso Habilitação de Médicos Veterinários no Programa Nacional de Controle e Erradicação de brucelose e tuberculose chega a sua 4ª edição. São 20 vagas, com inscrições abertas até 6 de julho, por aqui. O curso ocorre de 12 a 16 de julho, de forma presencial na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Campus I da UPF. 

Segundo o organizador do curso, professor Dr. Fernando Pilotto, o objetivo da formação é melhorar a sanidade do rebanho de bovinos de leite; além de habilitar médicos veterinários para executar o controle da brucelose e tuberculose na bovinocultura de leite e corte da região norte do Rio Grande do Sul.

Investimento

O investimento para os participantes é de R$ 1.400,00, com possibilidade de parcelamento em até 6 vezes no cartão de crédito. À vista, há desconto de 5%. 

O curso ocorre de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 11h30min e das 14h às 16h30min, no Campus I. A carga horária é de 40h.

Programação

A programação do evento será realizada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, seguindo as orientações do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose. Ao todo, serão 20 horas teóricas e 20 horas práticas.

Ministrantes 

Professora Dra. Adriana Costa da Motta
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) (1993), graduação em Ciências pela Universidade Católica de Pelotas (1994), Aperfeiçoamento (CNPq) em Patologia Animal pela UFPEL (1995), Mestrado em Medicina Veterinária com área de concentração em Patologia Animal pela UFPEL (1998) e Doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2008). Foi Professora Substituta do Departamento de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS atuando na Área de Histologia Humana. É Professora Titular III do Universidade de Passo Fundo (UPF), do Curso de Medicina Veterinária, do Curso de Residência Integrada em Medicina Veterinária na área de Patologia Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (Mestrado e Doutorado) do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF. Tem experiência nas áreas de Histologia, Patologia Animal e Plantas tóxicas, atuando em diagnóstico anatomopatológico e imuno-histoquímica de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Professora Dra. Giseli Ritterbusch
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (2007), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e Doutorado em Ciências (2015) pelo Programa de Pós-graduação em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com área de concentração em Sanidade Animal. Tem experiência principalmente nos seguintes temas: Microbiologia, Virologia e biologia molecular, sanidade animal. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Passo Fundo (UPF), onde ministra as disciplinas de Microbiologia Geral, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, Suinocultura, e atua também no projeto de Extensão "Médico Veterinário e o Controle de Zoonoses".