Ensino

Cultura Digital na Educação é o tema do VI Senid

06/11/2019

14:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF e divulgação

Evento está marcado para os dias 22, 23 e 24 de abril de 2020

Em 2020, o Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid) chega a sua sexta edição. O tema desta edição “Cultura Digital na Educação” nasce da constatação de que as práticas criativas da era digital, além de colocar em xeque as instituições da era industrial - como a Escola e a Universidade - impõem grandes diferenças na natureza dos produtos e processos criativos. O evento, promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), tem como objetivo divulgar a produção científica e experiências realizadas em âmbito nacional nas áreas de tecnologias e metodologias de inclusão digital e de cultura digital na Educação. 

O evento será realizado entre os dias 22 e 24 de abril de 2020, no Campus I da UPF. A programação contempla, além de apresentações de artigos e conferências, uma ampla programação paralela que já é tradicional no Senid. Entre os destaques estão o Seminário de Inovações Educacionais, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Workshop sobre Metodologias Ativas, os Senid Junaj e Infano e as oficinas temáticas. As inscrições para a participação no evento já estão abertas e podem ser feitas até 13 de abril pelo site upf.br/senid.

Tecnologia como possibilidade didática poderosa
O Senid parte da ideia de que, em um mundo de informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem sobre os temas de seu interesse. Nesse sentido, a escolha do tema, segundo o coordenador do evento, professor Dr. Adriano Canabarro Teixeira, se deve à forma intensa como as tecnologias foram inseridas na Base Nacional Comum Curricular, merecendo inclusive uma competência específica denominada "Cultura Digital". Para isso, o foco desta edição está basicamente no compartilhamento de experiências práticas e pesquisas envolvendo a utilização e/ou desenvolvimento de tecnologias digitais para qualificação da educação. 

Para o coordenador, o evento que já está consolidado em sua sexta edição, continua trazendo contribuições importantes na área da educação. “A importância da sexta Senid está no momento em que o documento norteador da reformulação curricular da educação básica (BNCC) traz uma competência específica e amplia sobremaneira a presença das tecnologias digitais nos componentes curriculares. Criar um ambiente onde se possa ter acesso a pesquisas na área e ambientes de formação para a apropriação das tecnologias digitais como possibilidade didática poderosa potencializa a importância do evento”, destacou.