Universidade

Conhecimento direto da sala de aula para o produtor rural

05/03/2024

16:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Um dos destaques da UPF na Expodireto, o projeto Agroplus é uma ferramenta que une o conhecimento da sala de aula com a realidade do produtor rural. O programa, que auxilia o produtor rural a se adequar à legislação no âmbito social, ambiental e econômico, é executado por acadêmicos do curso de Agronomia, sob orientação da professora Nádia Lângaro.

Aproveitando o público da feira, as acadêmicas Amanda Graff e Amanda Schneider, estão buscando contatos com produtores que precisam adequar suas propriedades. Para elas, mais do que uma experiência prática, a troca com os visitantes da Expodireto permite que o conhecimento seja compartilhado. “Vamos até a propriedade, fazemos toda uma avaliação por meio de perguntas ao produtor. Levamos de volta e, com os dados, produzimos um relatório que depois é devolvido para ele. Quanto a nossa formação, eu posso dizer que é de extrema importância pelo número de contatos que a gente faz, pelo número de conhecimentos aprendidos”, frisa Graff.

Para Schneider, a oportunidade de apresentar o programa para o público alvo é fundamental e mostra o quanto a Universidade é presente na vida das pessoas. “É uma bagagem muito grande tudo isso que estamos aprendendo no programa. Acredito tanto que se formos para seguir carreira sendo proprietária de uma fazenda ou então trabalhando em outro lugar, isso vai ser de extrema importância para qualquer outra eventual necessidade que a gente precise”, ressaltou.

O Agroplus apresenta adequações referentes, por exemplo, a documentações de funcionários, comprovantes de recebimento de EPI´s, construções rurais, regularização ambiental para o atendimento de legislações/normativas municipal, estadual, nacional e/ou internacional, de órgãos reguladores da cadeia de produção de alimentos, tanto para humanos quanto para animais. Além disso, a equipe trabalha para levar informações sobre prazos, normas e cuidados necessários.

Hoje, o grupo presta assessoria para aproximadamente 20 empresas.

Apoio Fiscal
O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), projeto de extensão da UPF, também está conectado com o Agroplus. Segundo o professor Fabiano Webber, na Expodireto a equipe volta as atenções para o produtor rural e os cuidados que ele precisa ter com a legislação tributária. “Aqui nós estamos preparados para tirar dúvida de produtores rurais referente à declaração de impossibilidade da pessoa física. Como é que forma a declaração? O que ele pode usar como despesa? O que é tributado na pessoa física do produtor rural? Porque existe a possibilidade de o produtor rural se profissionalizar e se transformar numa pessoa jurídica e, com isso, poder ter reduções tributárias”, explica.

Para ele, o trabalho feito na feira é fundamental já que muitas vezes, por falta de informações, os produtores acabam tendo que pagar multas. “Muitos têm dificuldade em informar a base de cálculo e acabam vendo apenas depois dos prazos que estão em débito com a Receita Federal. Estar aqui e poder passar essa orientação é fantástico, justamente pelo objetivo do NAF e da própria Universidade”, observou.