Ensino

Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras é realizado pela UPF

20/10/2021

11:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O V Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras da Universidade de Passo Fundo (UPF) teve início na noite dessa terça-feira, 19 de outubro. Realizado de maneira on-line, o evento foi constituído pela conferência de abertura “Do local ao global e o seu retorno: fronteiras historiográficas em um mundo incerto”, proferida pelo professor Dr. Rafael R. Ioris (Universidade de Denver, EUA).

Na ocasião, o convidado apresentou as definições de fronteira, mencionando que ela era vista como uma forma de escoar os problemas do centro, ou seja, a mesma se colocava como uma solução. “As diferentes perspectivas de entender as regiões e fronteiras têm em comum algo que nos permite ver fronteiras, e as regiões por elas definidas e que sempre existiram, como ângulos ou abordagens para se pensar as experiências do contato e do conflito entre diferentes sociedades, grupos, culturas e etnias”, disse. 

Relacionado ao tema região, Ioris exemplificou, por meio de capas de livros americanos, como os EUA enxergam a América Latina. Segundo o professor, ela é definida como algo comum, que pode ser estudado e feito um livro-texto sobre a região. “Existe a perspectiva de ver a América Latina do ponto de vista de fora. O campo de estudos da América Latina nos EUA se expande de maneira profunda após a Revolução Cubana, num processo da Guerra Fria onde se criam áreas específicas de estudo de todo o mundo”, relatou.

Na atividade, o professor também destacou que as fronteiras são muito reais na história. “O estudo das histórias regionais e das temáticas das fronteiras, num mundo globalizado, onde há uma demanda hepistemiológica e histórica de repensar outras questões, ainda assim continua não só presente, mas extremamente essencial e relevante para se pensar o mundo de hoje”, finalizou.

Para assistir a conferência completa, acesse este link.

Programação diversa
O V Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras segue até esta quinta-feira (21). Destinado à discussão da história das fronteiras políticas, sociais, ambientais e culturais, o evento reúne conferências, simpósios temáticos, lançamento de livros, reuniões dos grupos de pesquisa e atividades culturais. Um total de 352 trabalhos serão apresentados nas sessões de comunicação e 25 livros devem ser lançados durante o Congresso, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e pelo curso de História da UPF.

Mais detalhes podem ser obtidos AQUI.