Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), foi representado no XIX Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que ocorreu de 7 a 10 de novembro, no município de Aracajú /Sergipe.
O evento teve como tema central “Os Comitês de Bacia no fortalecimento do Sistema Nacional de Recursos Hídricos”. O Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas e Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realizaram o encontro, que reuniu em torno de 1,2 mil pessoas diretamente ligadas aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil.
A programação do evento contou com o curso “Reuso da água sob o foco da gestão de recursos hídricos”, ministrado pelo especialista em recursos hídricos da Agência Nacional das Águas (ANA), Cláudio Ritti Itaborahy. O evento contou ainda com a oficina “Procomitês”, ministrada pelos técnicos da Agência Nacional das Águas (ANA) Augustin Justo Trigo, Grace Benfica Matos e Márcio Rosa Rodrigues de Freitas, que trataram sobre o programa que visa fortalecer os Comitês de Bacias e implantar os instrumentos de gestão. Sendo prevista a primeira parcela do programa para o RS em janeiro de 2018, seguindo as demais nos três próximos anos.
Outros momentos importantes da programação foram as reuniões, assembleias, mesas de diálogos e rodas de conversa. O secretário executivo do Coaju, Josimar Moschaider, destaca a reunião do Fórum Nacional de Comitês Bacias Hidrográficas (FNCBH) realizada no dia 8 de novembro, onde foi explanado e debatido o cenário atual dos Comitês.
Também ocorreu a assembleia geral do FNCBH. Neste ano foram analisadas e aprovadas sete moções do RS e realizada nova eleição para coordenação do Fórum. A chapa eleita foi: coordenador, Hideraldo Buch, 1º coordenador adjunto, Luiz Carlos de Souza e 2º coordenador adjunto, Patrice Juliana Barza. Já as mesas de diálogo e roda de conversas tiveram como tema norteador as mudanças climáticas e recursos hídricos: avaliações e diretrizes para adaptação.