50 anos

Comemoração dos 50 anos da formatura da primeira turma da UPF

17/12/2018

15:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

No dia 14 de dezembro de 2018, a Universidade de Passo Fundo (UPF) comemorou os 50 anos da 1º turma da Instituição: cursos de Filosofia, Pedagogia, Letras, Estudos Sociais e Ciências Naturais, assim denominados em 1968. Para celebrar a data, os formandos do curso de Letras da época organizaram, para a tarde de sexta-feira, 14 de dezembro, uma Ação de Graças na Catedral Nossa Senhora Aparecida. O padre Fábio de Moraes celebrou a missa.

O comentarista da cerimônia foi o egresso do curso de Letras, professor Célio Ribas, um dos organizadores da atividade. “De Passo Fundo, de cidades da região Norte e de outros pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, jovens, homens e mulheres procuravam capacitação docente com vistas ao magistério público e particular... Não estávamos prontos, somente o tempo e a nossa atualização nos capacitaram para o exercício de professores”, declarou Ribas, em seu discurso, afirmando que o evento na Catedral foi um dos mais memoráveis em sua vida.

O vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, representou a Reitoria e transmitiu aos formandos uma mensagem da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin. “Peço licença aos demais profissionais diplomados pela UPF para dizer que vocês – licenciados em Filosofia, Letras, Estudos Sociais, Ciências Naturais e Pedagogia – talvez tenham, de maneira mais intensa, operado como agentes de transformação, eis que atuaram (na docência ou na vida) na formação de novos agentes transformadores. A UPF tem muito orgulho de cada um vocês e de cada vida que foi positivamente tocada por seus corações”, declarou o professor Rogério, em nome da reitora.

Momento de gratidão 
As egressas da turma de Filosofia, Dinair Fernandes Pires, Jalila de Assis Patussi, Lair Postal, Orlene Minuscoli Chedid e Tilma Linhares Hartmann realizaram, na manhã de sexta-feira, um encontro no Oratório da UPF, Campus I, que intitularam de Momento de Gratidão, lembrando e celebrando com emoção esses 50 anos. 

A egressa Dinair contou que a formatura contou com 49 alunos.  O paraninfo da turma foi o padre Elydo Alcides Guareschi. O oratório foi o local escolhido para o encontro por ter sido construído pelo desejo e pela doação do padre Alcides, como é conhecido, para um espaço ecumênico na Universidade. “Foi um momento para agradecer em nome de todos os formandos. O Oratório é um local de aconchego e que foi doado à instituição pelo nosso paraninfo”, comentou a egressa.

Após a celebração, o grupo confraternizou com um almoço.

INSCREVA-SE