Integrado

Circuito Integrado de Produção Textual qualifica a escrita dos estudantes do Integrado

09/11/2022

09:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Núcleo Exper

5ª edição do projeto definiu alunas vencedoras

O ato de escrever é uma busca, uma investigação do mundo ou de si mesmo, um rastreio incessante por desvendar as fissuras do real. Assim, criou-se um projeto que ocorre durante todo o ano letivo, chamado Circuito Integrado de Produção Textual. Com o objetivo de incentivar a leitura crítica e reflexiva, estimular e potencializar o processo de escrita, bem como reconhecer o talento e a criatividade dos alunos, a atividade, promovida pelo Integrado UPF, conheceu os vencedores de sua 5ª edição, que são: 1° lugar, Letícia Hanel Morello; 2° lugar, Marina Tochetto Zimermmam; e 3° lugar, Ana Carolina Xavier. O anúncio foi feito no dia 4 de novembro, em um evento no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Realizado pelos componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Redação, o Circuito envolve os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Integrado. Na primeira fase do projeto, eles redigem textos do gênero dissertativo-argumentativo (modelo Enem) com temáticas definidas pela Comissão Organizadora. Logo após, acontece a segunda etapa, quando os alunos aprovados na primeira dão continuidade às produções textuais, com temas também escolhidos pela Comissão Organizadora. Nessa fase, são selecionadas as 30 melhores redações dos estudantes.

Já na terceira fase, são selecionados 10 alunos com as maiores menções. A correção dos textos, nesta etapa, conta com a presença da Comissão Especial – formada por professores convidados da área de Linguagens. Essa comissão é responsável pela escolha dos três vencedores, que, neste ano, foram as estudantes Letícia, Marina e Ana Carolina.

Experiências ricas em aprendizado
Campeã do V Circuito Integrado de Produção Textual, Letícia Hanel Morello conta que sua experiência na atividade foi muito boa, pois ela conseguiu aperfeiçoar a escrita, identificar os erros e corrigi-los. “Quando vi que era a minha redação que estava sendo lida, fiquei muito feliz. Não imaginava que fosse capaz, mas o Circuito me deu motivação para entender que eu posso, que eu consigo e sou inteligente para ir atrás dos meus sonhos e realizá-los”, destaca.

Marina Tochetto Zimmermamm, vice-campeã do Circuito, relata que a participação no projeto foi única. “Amei escrever ao lado de pessoas com tanto talento e fiquei muito surpresa com o resultado, que não esperava, pois os colegas com quem competi são competentes. Fiquei feliz pelo reconhecimento”, disse.

Ana Carolina Xavier obteve o 3º lugar no Circuito. A estudante escreveu várias redações, com alguns temas que, segundo ela, foram mais complexos que outros, sendo o mais difícil, na sua opinião, a homofobia.

O V Circuito Integrado de Produção Textual foi coordenado pelas professoras Roberta Costella e Mariane Rocha Silveira. O evento no dia 4 contou com apresentações artísticas do Bando de Letras, do CTG Lalau Miranda, do ator e professor Miraldi Júnior, e de obras artísticas das alunas do Ensino Fundamental e Médio Luiza Pasquali, Maria Eduarda Braz e Isabel Focking, além do artista Arthur, que fez um grafiti. Houve ainda apresentações musicais com bandas.