Geral

Ciclo de debates do PPGEdu discute as dimensões e os desafios das universidades comunitárias

31/03/2023

16:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Em mais um encontro, evento debateu “A dimensão formativa da gestão no modelo comunitário da universidade”

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) promove o III Ciclo de debates Universidade e formação: o modelo comunitário e regional em perspectiva. Nesta sexta-feira, 31 de março, ocorreu um novo encontro on-line do evento, no qual foi abordado o tema “A dimensão formativa da gestão no modelo comunitário da universidade”.

O debate recebeu a coordenação da reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, e contou com a participação dos professores Dr. José Pedro Boufleuer (Unijuí) e Dra. Nilda Stecanela (UCS). Em sua fala, a reitora destacou a importância do estudo e da gestão do modelo comunitário da universidade, mencionando o quão desafiador é manter essa essência.

O professor José Pedro ressaltou que as universidades comunitárias podem ser caracterizadas como sendo “nossa”, da comunidade. Mencionou também que essas instituições trabalham com a ciência e o conhecimento, de que o saber na universidade deve ser universal, partilhado e com uma perspectiva pedagógica, pontuando ainda que os problemas enfrentados pelas universidades comunitárias exigem um debate muito amplo.

Entre os tópicos abordados pela professora Nilda, foi mencionado o papel dos docentes nas universidades comunitárias. Para ela, os professores não são gestores, mas professores pesquisadores que assumem o papel de gestor.

A atividade foi acompanhada por alunos e professores do PPGEdu e de outros programas de pós-graduação da UPF e de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul, pelo Pró-Reitor Acadêmico, Dr. Edison Alencar Casagranda, e pelos coordenadores do Ciclo de debates, professores Dr. Angelo Vitório Cenci e Dr. Miguel da Silva Rossetto.

Em pauta os desafios da universidade comunitária 
O III Ciclo de debates Universidade e formação: o modelo comunitário e regional em perspectiva tem como objetivo discutir as diferentes dimensões e os desafios colocados à universidade comunitária no atual contexto. Por essa razão, o Ciclo reúne especialistas no tema e gestores de universidades comunitárias visando aprofundar questões fundamentais que as permeiam.

Realizado desde o início do mês de março, o evento já debateu as temáticas “Formação e universidade” e “Formação no modelo comunitário de universidade: currículo, presencialidade e qualidade de ensino”. As próximas atividades acontecem nos dias 14 e 28 de abril, às 14h, quando serão trabalhados, respectivamente de forma remota e híbrida, os temas “Formação, ciência e inovação no modelo comunitário de universidade” e “Formação, pesquisa e pós-graduação no modelo comunitário de universidade”.