Ensino

Checkup Vascular inédito será realizado na Gare

04/10/2022

16:59

Por: Ana Paula Konemann - Comunicação HSVP Passo Fundo

Fotos: Divulgação

Exames de imagens serão realizados no local por uma equipe de cirurgiões vasculares

Neste sábado (8), o Hospital São Vicente de Paulo, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal realizam uma ação de prevenção de saúde vascular com a oferta de um Checkup nos espaços da Gare, Feira do Produtor e Galeria da Arte junto a Estação Gastronômica. O evento ocorre das 8h às 12h com a triagem do público que, por causa de fatores de risco, têm prioridade na realização de um exame de imagem complementar.

“Vamos promover uma verdadeira força-tarefa para o cuidado da saúde vascular da nossa população. Um grupo de acadêmicos da Faculdade de Medicina vai atuar na busca ativa das pessoas e, na sequência, os médicos da SBACV realizam o Ecodoppler colorido das artérias carótidas. Para isso, um centro de diagnóstico com macas e equipamentos será montado pelo Hospital São Vicente no espaço cultural. A estrutura vai garantir que o atendimento do paciente e o resultado do laudo sejam imediatos”, disse o coordenador Dr. Adolfo Lara Brkanitch.

No local vão ser oferecidos, de forma gratuita, 50 exames com o objetivo de prevenir doenças arterioscleróticas (acidente vascular cerebral - AVC). Através do procedimento, os cirurgiões vasculares verificarão o interior das artérias do pescoço e se existe formação de placas de gordura. Uma vez identificada a obstrução, ela serve como um parâmetro para saber se há maior probabilidade também de doenças nas coronárias e/ou nas pernas.

Os exames serão oferecidos para pessoas sem plano de saúde e que não têm condições de custear o valor pela rede privada. “Serão selecionadas pessoas com mais de 65 anos e com fatores de risco associados, entre eles, tabagismo, hipertensão, diabetes, colesterol elevado e histórico familiar de AVC ou infarto. Por isso, pedimos que somente entrem na fila de exames os idosos que atendem a esses critérios, deixando a oportunidade para quem realmente precisa”, explicou o médico.

O especialista em Cirurgia Vascular, Ecografia Vascular e Cirurgia Endovascular disse que a prioridade do Checkup Vascular é difundir a importância da prevenção primária e secundária, visto que as doenças cardio-neuro-vasculares são líderes de mortalidade no Brasil. A prevenção primária envolve hábitos saudáveis de vida e a secundária os demais atendimentos, como consultas e exames. Diante disso, os profissionais e os acadêmicos também estarão no evento tirando dúvidas sobre o assunto.