Extensão

Chá do Conhecimento aborda práticas alternativas de autocuidado

30/09/2022

10:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Atividade fez parte da IX Semana do Conhecimento da UPF

De acordo com a medicina chinesa, diversas plantas contam com funções benéficas à saúde do corpo humano, sendo que algumas agem diretamente em cada um dos órgãos em horários específicos do dia. Desenvolvido pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), o Relógio do Corpo Humano Medicinal, instalado junto ao Green Office (GO), no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi apresentado aos participantes da oficina “Chá do conhecimento: uma visita ao Green Office fazendo seu próprio chá” na tarde dessa quinta-feira, 29 de setembro.

Michele é sommelier de chás


Parte da IX Semana do Conhecimento, a atividade foi conduzida pela doutoranda do PPGEng Michele Rocha Reolão. Graduada em Arquitetura e Urbanismo e mestre em Gestão de Sustentabilidade, Michele é, ainda, sommelier de chás. “Minha ideia é apresentar um pouco sobre esse mundo dos chás que vem de encontro com o universo das ervas e infusões, já que aqui na UPF toda comunidade acadêmica tem acesso ao Relógio e aos seus diversos benefícios”, conta.

Para Michele, o momento de apreciar a bebida também é uma forma de autocuidado. “Hoje, temos a oportunidade de ver o poder que a natureza tem para nos oferecer, o qual vai além dos benefícios das ervas, mas, nos proporciona ainda momentos como esse de hoje, de relaxamento, descanso e partilha”, aponta a arquiteta.

Novas experiências
 

Me. Eliara Porto é diretora de operações do GO


“As pessoas, às vezes, não têm nem ideia de como utilizar os chás que temos aqui”, conta a professora e diretora de operações do Green Office, Me. Eliara Porto, ao falar sobre as vantagens de participar da oficina que lembra à comunidade acadêmica sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Essa oportunidade dá a chance de nos reunirmos, de ensinar e, também, falar sobre os ODS. Hoje, nós aplicamos o ODS 3, Saúde e Bem-Estar, o 12, Consumo e Produção Responsáveis, e muitos outros”, pontua a docente.

Localizado no módulo I do Parque Científico e Tecnológico da UPF, o UPF Parque, o Green Office empodera os estudantes para liderar projetos voltados à sustentabilidade na Instituição. “Nós entendemos que os alunos também podem começar a enxergar como os ODS estão presentes na formação deles e, a partir disso, se inspirar nas ações do GO. É um processo de diálogo, de aprendizagem e de novas experiências que podem ser vividas por aqui de formas diferentes como, por exemplo, tomando um chá”, finaliza Eliara.