Extensão

Cetec Serviços realizou mais de três mil análises em 2018

19/07/2019

17:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Francisco Dalla Rosa/UPF

Laboratório é referência em toda a região Norte do Rio Grande do Sul pela diversidade de serviços oferecidos na área da engenharia

O Laboratório do Centro Tecnológico de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura – Cetec Serviços – da Universidade de Passo Fundo (UPF) atua desde 2009 integrando o ensino e a pesquisa com a prestação de serviço, com amplos laboratórios nas áreas de geotecnia, construção civil, infraestrutura de transportes, estruturas, materiais, hidráulica e saneamento. Somente no ano passado foram emitidos mais de três mil laudos pelo Centro. 

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Dra. Luciana Brandli, o Cetec tem como finalidade a integração de atividades práticas, que se constituem como parte fundamental da preparação para o aprendizado efetivo dos alunos e sua aplicação no mercado de trabalho. “O Cetec possui 11 laboratórios que estão disponíveis para os alunos da Engenharia Civil, que os utilizam durante as suas aulas práticas, mas também podem usar esses espaços em atividades de pesquisa e de extensão. Os alunos, desde o primeiro nível, são incentivados a virem aos laboratórios participarem de atividades. O próprio Escritório Escola, que está dentro do Cetec, promove cursos e oportunidades de aperfeiçoamento para os alunos iniciantes”, explicou.

O Cetec Serviços dispõe de ensaios realizados pelo Laboratório de Materiais de Construção (Labomac), que realiza testes diversos em concreto, blocos, pavers, agregados e ensaios na  área de acústica de edificações; pelo Laboratório de Geotecnia (Labgeo), que realiza testes em materiais utilizados em fundações e base de estruturas diversas; pelo Laboratório de Infraestrutura de Transportes (Labinfra), que trabalha com ensaios em materiais de pavimentação; e pelo Laboratório de Estruturas (Lese), que trabalha com ensaios de materiais metálicos para construção civil. Todos os serviços são atendidos no laboratório e alguns são executados em campo. 

Os espaços do Cetec são utilizados pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e Arquitetura e Urbanismo. Conforme o engenheiro civil responsável pelo Cetec, Eduardo Basso, somente em 2018 mais de 3 mil lotes de materiais tiveram ensaios realizados, resultando em mais de três mil laudos emitidos para o mercado. “O público externo que procura o Cetec é composto basicamente por egressos do curso e empreendedores da área da construção civil e da fabricação de artefatos de concreto. Esses profissionais vêm ao Cetec em busca de ensaios de verificação da validade de materiais utilizados nas obras de construção civil e infraestrutura" disse.

Tecnologia de ponta 
O Cetec oferece equipamentos de ponta em todas as áreas da engenharia civil, com isso, os estudantes poderão não somente aprender a teoria, mas colocar em prática todo conhecimento adquirido em aula.  

Os principais equipamentos de ponta são a prensa de 200 toneladas, os equipamentos de ensaio triaxial, além de equipamentos da área de acústica de edificações. De acordo com o professor Me. Eduardo Brum, quase a totalidade dos equipamentos é de uso especifico da área de ensaios e pesquisa, tornando o laboratório um centro único na região. “O engenheiro civil sai com a bagagem técnica para poder fazer um laudo, tomar decisões sobre a obra que está executando, por exemplo alguém que vá trabalhar na construção de um prédio, tem uma especificação técnica para o concreto daquele prédio, só visualmente não tem como ver o resultado, então, ele precisa mandar fazer um corpo de prova para o Cetec dizer o resultado. A decisão é do egresso que está no mercado, é ele que vai analisar se está ok ou não para essa obra. Não dizemos se está certo ou errado, porque o objetivo do Cetec não é competir com o egresso, mas simplesmente dar uma fermenta a mais para ele”, pontuou Brum. 

Ainda, conforme o professor, muitos equipamentos têm um custo alto de investimento, por isso, não é viável que cada engenheiro civil tenha, por exemplo, a sua prensa estimada em R$ 200 mil para teste, razão pela qual eles recorrem ao serviço do Cetec. “Conseguimos dar informações precisas para o mercado, que é o que é necessário para a sociedade que vai morar em um prédio ou vai utilizar uma determinada rodovia, por exemplo, tendo a certeza de que o material utilizado será apropriado”, disse. 

Laboratório Regional 
A UPF possui o único laboratório regional que realiza uma diversidade de ensaios, atendendo, dessa forma, a toda a região Norte do Rio Grande do Sul.  “Existem alguns laboratórios em Passo Fundo que fazem alguns trabalhos específicos, como o rompimento de corpo prova, porém, em toda a região Norte, é somente o nosso laboratório que tem a estrutura e a capacitação necessária para oferecer a diversidade de ensaios e a gama de trabalhos que realizamos”, disse Basso. 

Estudantes de mestrado e doutorado da UPF e de outras universidades também desenvolvem atividades no Cetec. Por meio do Centro, é desenvolvido o projeto Laboratório Escola, que atua auxiliando entidades assistenciais e ONGs na criação de projetos. 

Serviços oferecidos
O Cetec Serviços realiza ensaios de resistência de materiais cimentícios para construção civil; ensaios de resistência de materiais cerâmicos para construção civil; ensaios de resistência de solos para construção civil; ensaios de resistência de materiais para pavimentação; e ensaios de avaliação acústica do ambiente construído. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no Prédio R1, Prédios I1 e I2, Campus I da UPF. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (54) 3316-8208 ou do e-mail cetec@upf.br